ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
As unidades básicas de saúde (UBSs) Jardim das Oliveiras/Marabá, Margaridas e CSU, em Taboão da Serra, abrem neste sábado, das 8h às 17h, para aplicar dose da vacina contra o vírus da gripe (H1N1). A campanha teve início no dia 10 de abril e termina no fim deste mês, dia 31. Desde o início, as 13 UBSs vacinam no horário normal de funcionamento. A prefeitura não informou o motivo de apenas os três postos abrirem neste dia 25 – as regiões podem ter adesão menor.
As UBSs só abrem em geral em dia “D” de vacinação, como aconteceu no início do mês, como esforço concentrado para vacinar o maior número de pessoas. Para se vacinar, é necessário levar a carteirinha de vacinação, o cartão SUS e o documento de identidade. Segundo a Secretaria de Saúde, até o momento 68% da público-alvo foi vacinado, ou 44.126 doses foram aplicadas – a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é que 90% recebam a dose contra o vírus influenza.
A secretaria de Taboão tem como objetivo imunizar 64.622 munícipes do grupo prioritário, que incluiu pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, população indígena, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens que estejam cumprindo medida socioeducativa (de 12 a 21 anos), presos e funcionários do sistema prisional.
“Faço aqui um alerta para que as pessoas não deixem de tomar a vacina. É extremamente importante essa imunização para não terem problemas de saúde, o vírus H1N1, uma vez não combatido, leva a sequelas muito graves como o óbito”, disse a secretária Raquel Zaicaner (Saúde). Até o dia 31, além dos grupos prioritários, acontece a atualização da Caderneta de Vacinação para gestantes e crianças entre seis meses e seis anos ou cinco anos, 11 meses e 29 dias.
A secretaria chama a atenção de que as pessoas do grupo prioritário não podem ficar sem se vacinar. “O importante da campanha, além de atingir a meta, é que as pessoas se conscientizem que a vacina faz parte do ciclo de vida para evitar a doença e assim manter seu quadro de saúde em dia evitando futuras complicações”, alertou Raquel. Além da vacinação contra o vírus da gripe, em dois postos acontece o mutirão de ginecologia, nas UBSs Oliveiras e Margaridas.
Serviço
Campanha de Vacinação contra o vírus H1N1
Neste sábado (25), das 8h às 17h, em três UBSs
Locais de Vacinação
> UBS Oliveiras/Marabá
Rua Maria Inês, 34, Jardim das Oliveiras
Horário de atendimento: 8h às 17h
Telefone: (11) 4135-1479
> UBS Jardim das Margaridas
Rua Paulo Augusto de Andrade, nº 400, Jardim das Margaridas
Horário de atendimento: 8h às 17h
Telefone: (11) 4138-5106
> UBS CSU/Parque Pinheiros
Estrada Benedito Cesário de Oliveira, 1.929, Jardim Record
Horário de atendimento: 8h às 17h
Telefone: (11) 4138-4028
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE