ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra
O Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia, em Itapecerica da Serra, apresentou pela primeira vez aos fiéis, em missa solene na noite de quarta-feira, dia 13, fios de cabelo de João Paulo 2º, papa entre 1978 e 2005 e proclamado santo da Igreja em 27 de abril deste ano (festa católica da Divina Misericórdia). A relíquia veio de Roma, na Itália, e chegou no início de julho, enviada pelo postulador da causas de canonização do santo, monsenhor Slawomir Oder, do Vaticano.
Acolhida na missa dedicada às famílias – João Paulo 2º é o criador do Encontro Mundial do Papa com as Famílias -, a relíquia ainda não está, porém, exposta para veneração e deverá ser vista pelos fiéis a partir da segunda quinzena de setembro, em dia a definir. Muito valioso para os católicos, o resto mortal deverá receber proteção com uma redoma de vidro que ficará ao lado da Capela do Santíssimo Santíssimo, à esquerda para quem olha de frente para o altar da igreja.
Depois de introduzida no espaço de culto, a relíquia ficará definitivamente no santuário e poderá ser visitada diariamente no horário do templo aberto, das 8h às 21h. No futuro, poderá sair para peregrinação pelas paróquias da Diocese de Campo Limpo (seis cidades no eixo da BR-116 e bairros da zona oeste e sul da capital), mas voltará à igreja central de Itapecerica. A introdução da relíquia será feita em missa festiva presidida pelo bispo local, dom Luiz Antônio Guedes.
Na acolhida, padre Alberto Gambarini disse que “João Paulo 2º nos ajuda a entender que a fé não nos deixa parar diante das dificuldades, indicando que podemos continuar caminhando com esperança, e o motivo é: Deus da misericórdia está conosco”. Ele destacou que pela família de Karol Wojtyla, nome do papa, ser “profundamente católica” aprendemos “a importância não somente de praticar a religião, mas vivê-la, principalmente nos momentos de dor, crise e dificuldades”.
Itapecerica é a segunda cidade brasileira a ter uma recordação de São João Paulo 2º – depois de Santos (SP), que também recebeu fios de cabelo do papa, expostos nas missas dominicais da Igreja Nossa Senhora do Rosário em Pompeia. Parte do corpo de um santo, como ossos, unhas, sangue ou cabelo, a relíquia é considerada de 1º grau, a mais importante da Igreja. Objetos pessoais são considerados de 2º grau e pedaços do tecido que tocaram o corpo, por exemplo, de 3º grau.
oi meu nome e gerson castro sousa 29 anos
sou hum ex-dependente quimico e alccol desde 12 anos de idade hj 28 mas faz que 3 anos que conheci a jesus e a gloria de deus.. hoje vou ao lugares dando o testemunho de vida e levando a cristo ao nosso irmão pobre e discriminado travestis todo tipo dos nosso irmão levo a ele sopro do espirito santo ….
mas tenho hum sonho de ganhar uma reliquia de primeiro grau para que a onde eu for eu possa levar ela comigo e apresentar a reliquia a todos
obrigado jesus seja louvado pela vida de voces o gloria
moro em franca – sp
jardim do libano
rua fiadd acari numero 2151
fixo 16-3725 54 19