‘Educação para o Trânsito’ vai alcançar 10 mil alunos da rede municipal de Taboão

Especial para o VERBO ONLINE

PEDRO HENRIQUE FEITOSA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

A Secretaria de Transportes de Taboão da Serra iniciou o projeto “Educação para o Trânsito”. Nos próximos meses, escolas municipais da cidade receberão o trabalho educativo, com foco na prevenção dos acidentes de trânsito. Alunos da Emef Dr. Anísio Dias dos Reis, no Jardim Saint Moritz, já receberam a ação. Até o fim de maio, outros 12 colégios serão palco do espetáculo teatral. No total, 44 apresentações devem alcançar 10.500 alunos das escolas contempladas.

Alunos da Emef
Alunos da Emef Anísio assistem a peça; até maio, outras 12 escolas receberão projeto de segurança no trânsito

A intervenção cultural integra uma das fases do convênio firmado com o governo do Estado de São Paulo, por meio do programa “Movimento Paulista de Segurança no Trânsito”. Para a execução do projeto, a pasta fez parceria com a Secretaria de Educação, que selecionou as escolas com estrutura física para receber as apresentações e disponibilizou o público com faixa etária a que se destina a mensagem da peça teatral, alunos do ensino fundamental (6 a 10 anos).

“Nesta etapa, trataremos da conscientização como elemento de prevenção dos acidentes nas vias. A criança de hoje será o motorista de amanhã, e ações como estas ajudam a moldar o futuro cidadão, enquanto usuários das vias públicas nas condições de pedestre, condutor ou passageiro”, diz o secretário Gerson Pereira (Transportes), para quem “educação é a base de tudo”. Além da ação nas escolas, haverá conscientização nas principais vias do município.

A loucura diária do trânsito e o estresse gerado já são velhos conhecidos de quem mora em grandes centros urbanos. Pense como seria numa floresta imaginária povoada por insetos que se veem no mesmo dilema: como conviver de forma pacífica e respeitosa no trânsito local. Essa é a proposta de “O Errado e Certo no Trânsito dos Insetos”, a peça apresentada nas escolas, que traz orientações sobre as leis de trânsito ao público infantil, de forma lúdica e divertida.

No enredo, Dona Joaninha, Dona Centopéia, o Louva-deus e o Besouro ensinam as crianças, de maneira interativa, a usar as vias da floresta. Com aproximadamente 40 minutos de duração, o espetáculo traz lições como o significado das cores do semáforo, como atravessar a rua e usar corretamente a faixa de pedestres, além do respeito aos mais variados usuários das vias – para formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o trânsito.

> Com informações de Edimon Teixeira, da Prefeitura de Taboão da Serra
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>