Com ‘gesto de resistência’, ato na Câmara de Taboão enaltece negros com medalha

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

A Câmara de Taboão da Serra realizou na última quinta-feira (29) a entrega da medalha “Zumbi dos Palmares” a 26 personalidades da cidade e região em reconhecimento ao trabalho pela valorização da cultura afrodescendente, pela igualdade racial e pelo fim do racismo. O ato fechou as comemorações pelo Dia da Consciência Negra. Foi a segunda vez que o Legislativo outorgou a honraria, antes conferida pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial.

Indicados para homenagem
Parte dos indicados para homenagem com a medalha ‘Zumbi dos Palmares’, na Câmara de Taboão da Serra
Sindicalista
Sindicalista Gleides (vestido claro) entre agraciados com honraria alusiva ao líder da resistência escravagista

Lideranças comunitárias e políticas, ativistas, sindicalistas, guarda municipal, artistas, entre outros representantes da sociedade, foram agraciados com a medalha. Uma das indicadas, a diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e militante do movimento popular Gleides Sodré – “mulher de identidade negra, com pele clara”, conforme autodefinição – disse ter ficado “muito honrada” com a homenagem e lisonjeada com o gesto “muito significativo”.

“Eu já recebi muitas homenagens em outras cidades e organizações, mas é a primeira vez que recebo uma homenagem na cidade que vivo há 30 anos”, disse ao VERBO a baiana de Feira de Santana de 45 anos, que ao ficar órfã recebeu emancipação de um juiz aos 12 e aos 14 migrou para São Paulo, onde trabalhou como doméstica até 1992. Desde 1993 ela é metalúrgica. Neste ano, ela, filiada ao PDT, foi candidata a vice-governadora na chapa de Marcelo Cândido (PDT).

Ao receber a medalha, Gleides ergueu o braço esquerdo com punho cerrado, no espírito da homenagem. “É sinal de resistência. Tenho consciência do que nós trabalhadoras, negras, mulheres enfrentamos para alcançar os espaços de poder. Sei que minha história pode servir de inspiração, mas é preciso resistir. Ergui o braço em sinal de que vou continuar na luta”, disse – ela foi anfitriã do presidenciável Ciro Gomes (PDT) em campanha em Taboão em setembro.

A ativista Rose Menezes, que no ano passado chegou a ser indicada, foi homenageada pelo mesmo vereador que a tinha escolhido e depois a retirou da lista dos agraciados, Marcos Paulo (PPS), e agradeceu. No dia seguinte à sessão, ao comentar reportagem do VERBO sobre o episódio, ela fez declaração polêmica. “Eu só fui naquela merda daquela medalha em consideração ao Paulinho. Não foi em consideração à Câmara, não foi em consideração a ninguém”, disse.

A sessão teve menção à vereadora Marielle Franco (PSOL), do Rio de Janeiro, assassinada a tiros no dia 14 de março deste ano, aos 38 anos, junto com o motorista Anderson Gomes, na capital fluminense. A não identificação dos criminosos que cometeram o crime brutal, oito meses depois, foi atribuída ao fato de Marielle ser negra. O ato foi encerrado com uma oração proferida pelo padre Carlos Lozada Román, negro, vigário do Santuário Santa Terezinha.

BARRADOS
Durante a cerimônia, os jornalistas foram impedidos de entrar no plenário para fazer fotos dos homenageados com a medalha e tiveram o trabalho prejudicado. Ainda sem saber da decisão, o VERBO chegou a adentrar o espaço, mas foi informado pela assessoria de comunicação que não podia ficar no recinto por determinação do cerimonial. Porém, a presidente Joice Silva (PTB) e o diretor da Câmara, Isaias Santos, disseram não ter dado a ordem e pediram desculpas.

> VEJA O NOME DOS HOMENAGEADOS EM TABOÃO DA SERRA COM A MEDALHA ‘ZUMBI DOS PALMARES’
• Larissa Andrade de Souza e Silvana Donizete Izabel Nascimento
• Maria Aparecida da Silva e Marcelo dos Santos
• Fábio Germano dos Santos e Luana Domênica Ramos de Paula Rodrigues
• Orlando Borges Machado e Maria José dos Santos Portugal
• Elaine dos Santos Andrade Almeida e Hamilton César de Araújo Mello (in memorian)
• Bruno de Jesus Moreira Souza e Amilton de Jesus Santos
• Marcos Ferreira da Silva e Silvia Maria de Oliveira Santos
• Ilsa Aparecida Machado Dias e Osnir Alves
• Antônio Carlos Barbosa e Rose Menezes
• Raquel Nascimento e Sonia Maria de Oliveira Pereira
• Anito dos Santos Delfino e Janice de Jesus Moreira Souza
• Lúcia Fortunato Bianchi Meira e Antonio Ribamar Rodrigues dos Santos
• Claudemir Alves e Gleides Sodré Almazan

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>