ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes
Responsável por emplacar o vereador João Leite (PT) como nome da base governista (18 partidos) para deputado estadual e principal articulador e cabo eleitoral da candidatura, o prefeito Chico Brito (PT) disse estar “muito pé no chão”, mas confiante de que o aliado será eleito por contar com estrutura e apoio muito maiores do que teve quando concorreu a uma cadeira da Assembleia Legislativa e quase foi eleito, em 2006, quando era secretário do prefeito Geraldo Cruz.
“Estou confiante, [mas] muito pé no chão. Estamos com apoio de muitas lideranças aqui na cidade e na região. Em 2006, quando saí candidato a deputado estadual, tinha o apoio de três vereadores em Embu. O João está com apoio de 11. Fora de Embu, não tive apoio de nenhum vereador. O João está com apoio de dez vereadores. Estamos aglutinando lideranças, nesse sentido, estou bastante confiante”, disse Chico no lançamento da candidatura de Leite, no último sábado, dia 26.
Chico disse que o candidato terá campanha em 18 cidades, inclusive São Paulo. “Na zona leste, eu não tive 200 votos. Agora, estamos tendo o apoio de um grupo que na última eleição para vereador elegeu suplente com 26 mil votos”, falou o prefeito, com a expectativa de que, pelo menos, 15 mil sejam transferidos para Leite. “Estamos trabalhando para 100 mil votos. Se o João conseguir em torno de 40 mil só no Embu, o restante estamos garantindo fora da cidade”, afirmou.
“Sem a estrutura e o apoio político que o João está tendo agora, eu tive 34 mil votos na cidade. Então, estou trabalhando muito com pé no chão. E com meu empenho total, acredito que se o João bater em 35 mil, 40 mil votos consegue se eleger”, disse. Chico considerou a meta “muito plausível, exequível de acontecer”. Ao frisar dar apoio irrestrito, acentuou diferença de tratamento que teria recebido. “Ele [Geraldo] me ajudou em 2006. Poderia ter me ajudado mais”, afirmou.
Em resposta inicial à “Folha de Embu”, ligada a Geraldo, Chico não fez, porém, ressalva. “Em 2006, com o apoio do Geraldo, eu saí candidato a deputado estadual, fiquei como suplente. Desta vez, eu não quero João Leite suplente, eu o quero deputado estadual eleito, e estou trabalhando bastante para isso. Vamos fazer campanha em 18 cidades diferentes. Estou torcendo para que o PT faça uma boa bancada e que o João Leite faça parte”, disse. Há oito anos, Chico teve 52.854 votos.
BIOMETRIA
Chico fez prognóstico para eleição de Leite considerando o recadastramento biométrico, que registrou que Embu passou de 178.270 para 147.790 aptos a votar em outubro. Ele disse não crer que a redução dificultará a votação do aliado. “Não acredito. A diferença era gente de fora e que continuava votando aqui. Trabalhando com eleitorado real, teremos menos abstenções. A biometria trabalha com quem é morador, é interessante a população ter relação com a cidade”, disse.