Após ironizar Paulinho ao ser preterida, ativista recebe medalha ‘Zumbi’ do vereador

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
GABRIEL BINHO
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Em reconhecimento a cidadãos que atuam pela valorização da cultura afrodescendente e contra o racismo, a Câmara de Taboão da Serra entrega nesta quinta-feira (29) a medalha “Zumbi dos Palmares” a 26 indicados, entre eles a ativista Rose Menezes, escolhida pelo vereador Marcos Paulo, o Paulinho (PPS). Rose vai receber a honraria um ano depois de criticar o próprio vereador por desistir de a indicar para a homenagem na edição de 2017, por motivo de “força maior”.

Vereador
Paulinho, que retirou homenagem a Rose em 2017; ativista o ironiza no Facebook, e terá honraria nesta quinta

Em novembro do ano passado, a quatro dias do ato solene, Rose, contrariada, postou no Facebook em letras grandes a mensagem “Urgente. Dia 25/11 eu seria homenageada com a medalha Zumbi. Por motivo de força maior não serei mais”. Lideranças negras expressaram solidariedade a Rose e indignação com a Câmara. A conselheira do SOS Racismo Sonia dos Santos criticou a decisão do vereador de retirar a indicação, sem citar nome, e o cobrou a “corrigir isto logo”.

“Este vereador que te indicou não tem compromisso com o povo negro e com ninguém. Eu sou bem franca, ele pensa que ativismo negro é bagunça. É só falar ‘força maior’ e ficar por isto mesmo [?]. Ele que trate de corrigir isto logo, […] tá pensando que a gente [movimento negro] é brincadeira [?]. E a Câmara de Taboão da Serra permite isto? Ele […] lhe dê conforme dito seu prêmio, ativista negra não é pano de chão onde outro pisa, viu vereadores [?]”, disparou Sonia.

Apesar de a militante mirar um vereador e até citar que falou “força maior” como justificativa, Rose não fez nenhuma menção a vereador publicamente, nem o que claramente teria falado. Às perguntas de apoiadores sobre o que tinha acontecido, ela não respondeu, mas chegou a dizer à ativista Kátia Trindade que falaria por telefone. Em março deste ano, na comemoração ao Dia Internacional contra a Discriminação Racial, Rose revelou sobre o episódio ao VERBO.

Rose contou que Paulinho a indicou e ironizou a postura dele de não manter a palavra. “O Paulinho me disse que eu seria homenageada. Eu disse a ele que não fizesse isso que eu já ia receber a medalha ‘Zumbi dos Palmares’ lá na Assembleia [Legislativa]. Ele disse que ia fazer a homenagem assim mesmo. Uma semana antes a assessora dele me ligou. Liguei para ele. Ele estava na Câmara, e falou para ela me dizer que não daria para eu ser homenageada”, contou.

“Ele disse que tinha esquecido que já tinha escolhido os seus dois homenageados. Deve ter sido um equívoco. Entre aspas”, declarou Rose, sarcástica. Naquele 21 de Março, ela estava de novo contrariada com a Câmara ao não ter tido autorização para usar o plenário. “Falaram que ia ter fórum, audiência pública na data. Nunca fizeram nada à noite. Não acho que foi motivação política. Foi falta de interesse mesmo. Taboão não gosta de discutir a questão racial”, disse.

O mal-estar parece ter passado. Ontem, Rose postou sobre a homenagem: “Quero comunicar aos meus amigos e amigas que receberei a medalha Zumbi dos Palmares amanhã na Câmara Municipal de Taboão da Serra”. “[É um] momento importante para o movimento negro”, afirmou, feliz. Ela foi de novo saudada, mas o episódio foi lembrado. “Mas você vai receber de quem? Porque no ano passado o que fizeram foi @#**#$”, disse a moradora Sueli Santos.

OUTRO LADO
O VERBO procurou Paulinho e quis saber como recebeu a crítica de Rose depois de a preterir para receber a medalha “Zumbi dos Palmares” no ano passado – na primeira edição outorgada pela Câmara -, quando já tinha avisado a ativista do movimento negro que seria homenageada. “Rose é uma amiga, simplesmente minha amiga”, declarou o vereador. Ele disse ainda que Rose falou com ele após ironizar a postura que teve. “Sim, normal”, respondeu Paulinho, sucinto.

> CONFIRA OS HOMENAGEADOS COM A MEDALHA ‘ZUMBI DOS PALMARES’ NA SESSÃO SOLENE NESTE ANO
• Larissa Andrade de Souza e Silvana Donizete Izabel Nascimento – Alex Bodinho (PPS)
• Maria Aparecida da Silva e Marcelo dos Santos – André Egydio (PSDB)
• Fábio Germano dos Santos e Luana Domênica Ramos de Paula Rodrigues – Carlinhos do Leme (PSDB)
• Orlando Borges Machado e Maria José dos Santos Portugal – Cido da Yafarma (DEM)
• Elaine dos Santos Andrade Almeida e Hamilton César de Araújo Mello (in memorian) – Eduardo Nóbrega (PSDB)
• Bruno de Jesus Moreira Souza e Amilton de Jesus Santos – Érica Franquini (PSDB)
• Marcos Ferreira da Silva e Silvia Maria de Oliveira Santos – Johnatan Noventa (PTB)
• Ilsa Aparecida Machado Dias e Osnir Alves – Joice Silva (PTB)
• Antônio Carlos Barbosa e Rose Menezes – Marcos Paulo (PPS)
• Raquel Nascimento e Sonia Maria de Oliveira Pereira – Priscila Sampaio (PRB)
• Anito dos Santos Delfino e Janice de Jesus Moreira Souza – Professor Moreira (PSD)
• Lúcia Fortunato Bianchi Meira e Antonio Ribamar Rodrigues dos Santos – Rita de Cássia (PSDB)
• Claudemir Alves e Gleides Sodré Almazan – Ronaldo Onishi (SD)

SERVIÇO
> Entrega da medalha “Zumbi dos Palmares”
Nesta quinta-feira (29), às 18h30
Plenário da Câmara Municipal de Taboão da Serra
Estrada São Francisco, 2.013, Jardim Helena, Taboão da Serra, SP
Tel.: (11) 4788-9300

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>