Jovens fundam União Estudantil de Embu e já reivindicam passe livre ao governo Ney

Especial para o VERBO ONLINE

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

A União Estudantil de Embu das Artes foi fundada no sábado (18) em assembleia de jovens moradores e estudantes do município, na Câmara Municipal. Os participantes debateram e definiram o estatuto da entidade e também aprovaram a chapa que vai compor a diretoria – são 21 cargos (não remunerados). A eleição não teve disputa, com apresentação de única chapa concorrente. Posteriormente, os membros discutirão como serão ocupados os postos de direção.

Jovens moradores e estudantes de Embu
Diante da bandeira do passe livre, jovens fundam a União Estudantil de Embu das Artes, na Câmara, no sábado

A União Estudantil é formada por estudantes em Embu ou pelo menos morador se não estuda, mas muitos membros moram e estão no ensino superior fora. “São jovens de luta, da periferia, negros, LGBT. Alguns são filiados a partido político. Mas a União Estudantil não é ligada a partido, é apartidária, isso está no nosso estatuto. A pauta principal da União são as lutas dos estudantes”, diz Letícia Figueiredo, 21, moradora do Jardim Novo Embu, membro da chapa.

Os estudantes de Embu estão empunhando duas bandeiras principais. “Estamos lutando pelo passe livre estudantil, um direito garantido pelo Plano Municipal de 2015, e pela Unifesp [universidade federal em Embu], um sonho já de muitos anos dos estudantes da cidade. Além disso, temos uma série de questões [em que vamos atuar] como qualidade de ensino, cultura, saúde mental, segurança, que envolvem a juventude”, diz Letícia, graduanda em sociologia e política.

Os jovens irão reivindicar o passe livre ao secretário de Transportes de Embu, Gustavo do Rancho, na tarde desta quinta-feira. “Viemos à audiência pública na Câmara, trouxemos a pauta, ele quis marcar uma reunião. Fomos até a prefeitura, ele pediu para remarcar para o dia 23, e para levarmos uma pessoa das áreas jurídicas e contábeis”, diz Letícia. Na assembleia, que mediou, ela alertou os colegas. “Ele está se preparando para brecar nossa demanda”, disse.

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>