REGINA FERNANDES
Colunista do VERBO ONLINE
Certamente você já ouviu a expressão “tempo é dinheiro”. E não é à toa que ela é tão conhecida no mundo inteiro. Uma gestão de tempo eficiente resulta em melhor desempenho no trabalho, o que acaba sempre gerando mais produtividade. Logo, mais dinheiro. Caso contrário, você irá justamente desperdiçar seu tempo, consequentemente seu dinheiro.
No entanto, por mais conhecida que essa ideia seja, a grande maioria das empresas não possui um bom planejamento de gestão de tempo. E se para melhorar a produtividade de sua empresa e equipe só é possível a partir de um bom planejamento, então nesta coluna de estreia aqui no VERBO trarei algumas dicas:
1) Estabeleça um fluxo de trabalho eficiente
Alguns empresários esperam que seus colaboradores sejam capazes de desenvolver diversas tarefas ao mesmo tempo. Contudo, a chave para uma gestão de tempo eficiente não consiste na habilidade em ser multitarefa, mas na capacidade de estabelecer um fluxo de trabalho eficiente. Várias pessoas também produzirão mais, trabalhando em salas particulares, que em ambientes tumultuados.
Uma boa maneira de se estabelecer um fluxo eficiente de trabalho, é fazer um planejamento com antecedência de todas as suas atividades a ser desenvolvidas. Dessa maneira, você poderá priorizar as atividades e focar naquelas que demandam mais agilidade.
2) Tenha menos reuniões
Não adianta marcar várias reuniões que não sejam efetivas. Essa é justamente uma das principais causas de tempo desperdiçado em uma empresa. Tenha reuniões mais efetivas, para que não precise marcar muitas. A dica é: marque uma reunião com um cliente/fornecedor e já leve uma ata com todos os assuntos que devem ser debatidos. Conversem sobre aquilo e mantenham uma comunicação sobre as ações discutidas nas reuniões presenciais. Dessa forma, as reuniões que tiverem posteriormente serão muito melhor aproveitadas.
3) Tenha uma ferramenta de gestão de tempo
Em primeiro lugar, é necessário ter objetivos muito bem traçados. Contudo, apenas estabelecer isso não é suficiente. Muitas vezes, as tarefas do dia-a-dia ocupam nosso tempo, e fica muito difícil conseguirmos nos concentrar em trabalhar nas nossas metas para longo prazo. Para controlar isso, uma boa alternativa é algum sistema integrado de gestão de tempo. Isso te dará maior controle sobre os colaboradores e suas próprias tarefas.
Conclusão
Tempo é um bem intangível, porém, sua administração faz toda a diferença nos negócios. Um tempo bem administrado, além de melhorar a efetividade das tarefas, ainda as torna mais assertivas. Uma das formas de conseguir isso é diminuir as reuniões dentro da organização. Paute reuniões com temas mais abrangentes e discuta com clareza os pontos a se traçar. Posteriormente, retomem o assunto na data prevista.
As ferramentas de gestão de tempo são fortes aliadas nessa jornada. Existem boas opções no mercado, vale a pena conferir e implantar na sua empresa!
> Regina Fernandes, contadora, pós-graduada em perícia contábil e marketing, com especialização em gestão de projetos (CEO Capital Social Contabilidade e Gestão), estreia coluna no VERBO, que será publicada às quartas-feiras
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