ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes
O prefeito Chico Brito (PT) inaugurou no sábado, dia 12, o Núcleo de Educação Infantil (NEI) no Jardim São Marcos, na periferia de Embu das Artes, para atender 190 crianças de 3 a 5 anos, em dois turnos com período de cinco horas. Mães e pais, que foram convidados a fazer o descerramento da placa, lideranças comunitárias e políticas participaram da entrega do equipamento. A cerimônia ocorreu na quadra do Centro Educacional Armando Vidigal, quase em frente à unidade.
Com a abertura do núcleo, a prefeitura libera 80 vagas para crianças de 1 e 2 anos na creche no bairro. “Estou ampliando para esta região 270 novas vagas em educação infantil”, disse Chico. O espaço é provisório. O prefeito anunciou que em 2015 vai construir um grande centro com 1.200 vagas que receberão os pequenos do núcleo e da creche, onde será erguido o prédio, “estruturando uma rede” no Jardim dos Moraes, Colégio, Parque das Chácaras, além do São Marcos.
Chico disse que em janeiro do ano que vem já inaugura as creches no Jardim dos Moraes, Vista Alegre, Valo Verde e Santa Emília, e logo inicia as obras de outras seis unidades. “De 2009 para cá, já criamos 1.959 novas vagas de educação infantil, e até o fim do meu governo [em 2016] quero inaugurar outras dez creches, ou pelo menos deixá-las todas em obras, em andamento. No total, nestes oito anos de mandato, vou criar em torno de 4.500 novas vagas”, destacou o prefeito.
Para receber o NEI São Marcos, o prédio alugado foi reformado, para passar a ter salas adequadas, refeitório, piso não escorregadio. “É uma adaptação, não é um improviso, tudo foi feito com bastante cuidado. Mas espero, no começo de 2016, levar essas crianças para o prédio novo que vou construir”, disse Chico. A estruturação do imóvel custou R$ 130 mil e o aluguel é de R$ 3.500 por mês. “Se dividirmos pelo número de atendidos, é um investimento que vale a pena”, afirmou.