Idealizado por padre apoiador de Hugo, ‘1º ConVocação’ acontece domingo em Embu

Especial para o VERBO ONLINE

Divulgação do '1º ConVocação Embu Fest'

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Embu das Artes

Padres católicos em Embu das Artes realizam neste domingo (5), no parque Francisco Rizzo (centro), das 9h às 22h, um evento com show de cantores e bandas católicos – da região e famosos no Brasil -, orações, pregação, louvor, adoração, confissões e missa. O “1º ConVocação Embu Fest” remete à vocação (chamado para ser padre, religiosa ou fiel leigo a serviço da fé no próprio estado de vida ou na comunidade eclesial), celebrada especialmente pela Igreja em agosto.

Pe. Marcelinho (dir.), idealizador do '1º ConVocação', que teve reuniões
Pe. Marcelinho (dir.), que fez reuniões para ‘1º ConVocação’ na Câmara, e Hugo em ato político no ano passado
Divulgação
Cartaz do ‘1º ConVocação Embu Fest’ (com logo da Diocese), com shows, orações, louvor, missa, das 9h às 22h

O clero visa realizar “um dia de evangelização católica”. “É justamente promover a oportunidade para que os católicos da cidade de Embu e região possam viver o seu chamado vocacional, uma vez que agosto é um mês em que a Igreja Católica Apostólica Romana dedica-se em refletir sobre as diversas vocações na Igreja: sacerdotal, familiar, religiosa consagrada e dos vários inserimentos laicais”, disse padre Marcelo do Sagrado Lado, o padre Marcelinho, ao VERBO.

Padre Marcelinho não arrisca estimativa de público. “É o domingo dedicado ao padre, todo primeiro domingo de agosto a Igreja reza pelas vocações sacerdotais. Nunca fizemos antes um evento assim, não temos noção de público, mas esperamos que seja a quantidade que o santíssimo coração de Jesus e o imaculado coração de Maria desejarem. Se tiver uma alma que sentiu a alegria de seguir Cristo, com uma conversão interior, já atingiremos nosso objetivo”, disse.

Ele ressalta que o “1º ConVocação” “nasceu de um desejo comum entre grande parte dos padres da Forania Embu” e diz perceber que “os padres e paróquias estão empenhados para oferecer um dia de muita alegria”. No entanto, padre Marcelinho é o grande idealizador. Procurado inicialmente para falar sobre o evento, o vigário forâneo padre Roberto dos Santos recomendou falar com Marcelinho. “Ele foi inspirador e creio que ele pode falar mais do propósito”, disse.

Padre Marcelinho afirma que o “1º ConVocação” tem o apoio da prefeitura de Embu, “assim como vários eventos ao longo do ano também recebem”. A reportagem disse que em ano de eleições candidatos aproveitam eventos grandes para subir no palco e ficar em evidência e indagou se a possibilidade existia. Após questionar por que a pergunta, ele admitiu que sim. “Desde que se apresente. Será saudado como todos, não é um evento político, e sim religioso”, disse.

Indagado sobre reuniões para preparação do evento terem sido feitas na Câmara, conforme relato de leitores, e não numa igreja, o padre tentou se esquivar. “Estou percebendo que o intuito não [é] tão simples como pensei. Pode me procurar na paróquia pessoalmente”, disse. Depois, ao ouvir que os que seguem o VERBO perguntam, ele respondeu. “Foram feitas também na igreja! Responde aos leitores para participarem do evento e verão a glória de Deus!”, falou.

No fim do ano passado, na Câmara, padre Marcelinho participou de reunião partidária do PSB e foi chamado pelo presidente do Legislativo, Hugo Prado (PSB), que discursava, para fazer uma fala em apoio ao próprio pré-candidato a deputado estadual, antes de oração – Hugo oficializa a candidatura em convenção neste sábado (4). “Creio que esta pergunta não é referente ao evento, como me disse que o interesse era religioso. Acabo [com] as perguntas”, disse.

A reportagem questionou se o padre também foi a outras reuniões políticas ou de candidatos. “Suas intenções não são retas, e não vou misturar assuntos distintos. Para inverter a reta intenção de um momento muito grande para orarmos a Deus”, respondeu. Este site explicou que cabe à imprensa perguntar e reforçou que os fiéis indagam o que um padre está fazendo numa reunião política. “Peça ao fiel para vir me procurar. Atenderei todos no meu confessionário”, disse.

Procurada, a Diocese de Campo Limpo (à qual Marcelinho é subordinado) disse que o sacerdote não pode apoiar candidatos. “A orientação permanece a mesma da última eleição [2016], quando foi emitida uma orientação para não dar apoio público a nenhum candidato”, disse o padre Rodrigo da Silva, assessor de comunicação. No documento, a diocese diz que “nenhum clérigo […] recebeu orientação para engajar-se na campanha política de qualquer candidato”.

O cartaz do evento diz que a realização é da Diocese. Há duas semanas, logo no início da divulgação, o VERBO indagou se a informação procedia. “A realização não é da Diocese, apesar do logo que foi colocado. Foi uma iniciativa do padre Marcelinho (Paróquia Santa Inês) juntamente com Hugo Prado”, explicou padre Rodrigo. Anteontem (1º), a organização emitiu nota de que foi autorizada a usar o logo, mas “já fomos notificados pela própria diocese das consequências”.

SERVIÇO
1º ConVocação Embu Fest
Neste domingo (5), a partir das 9h30, no parque Francisco Rizzo (centro) – entrada – um quilo de alimento não perecível
> PROGRAMAÇÃO
9h30 – Santo Terço Mariano – Diac. Lúcio Cesquin (Rede Vida)
10h30 – Louvor/ Animação – Ministério Projeto Sons do Céu
11h30 – Pregação “ Manda Operários para a Messe” – Huanderson (Com. Ruah Adonai)
12h10 – Clamor/ orações – Ministério Eis-me aqui! (Regional)
13h30 – Pregação: “ Desperta Tu que dormes ” – Henrique de Castro (G. O. Newiin)
13h50 – Louvor/ Animação – Ministério Milton Fortes (G. O. newiin)
14h50 – Show Católico – Banda Adoração e Vida
17h – Missa
19h – Show católico – Ministério Marília Mello
20h15 – Intervalo
20h30 – Show católico – Banda Vida Reluz
22h00 – Adoração e benção do Santíssimo Sacramento

> Colaborou a Redação do VERBO ONLINE
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>