CIDADÃO COMUM
Colunista do VERBO ONLINE
Eu não queria escrever um texto sobre esse vereador até porque eu respeito muito a sua história, mas infelizmente não poderá ser assim, eu sabendo e não escrever nenhuma linha sobre esse grande acordo que o vereador Luiz do Depósito fez com o prefeito Ney Santos, acordo esse fechado para ter de volta o vereador à base do governo, e também contar com o apoio dele para as candidaturas de Ely Santos e Hugo Prado, e voltar a defender os projetos de interesse do governo na Câmara Municipal. O vereador acha que deu uma grande tacada, mas as consequências serão dolorosas para a população a longo prazo. Vamos aos fatos:
A pressão…
Durante um certo tempo, o vereador foi chamado para voltar para a base do governo, mas sempre relutava, até porque ele estava em uma briga muito grande com o secretário de Comunicação, senhor Jones Donizette “Boca de Sopa”, que sempre batia de frente com o vereador nas redes sociais. Mas com a chegada do período pré-eleitoral, e a saída do secretário, o vereador vem sofrendo uma grande pressão por parte de pessoas que trabalharam para ele, durante a eleição, e também por parte do seu partido – que compõe a base do governo -, o MDB, e que tem em seu nome a secretaria de Governo, sob o comando do secretário Francisco Cal, que chamou o vereador para uma reunião com o prefeito Ney Santos.
A reunião…
Marcada a reunião com a presença de Cal, o vereador conversou com Ney, que por sua vez falou para o vereador que gostaria muito de ter ele de volta na base do governo, e também o apoio dele para a candidatura de Ely a deputada federal [e não para Hugo também], já que o vereador tem um compromisso com o deputado estadual Caruso, que estará tentando a reeleição e pertence ao MDB. Ney fez uma explanação sobre os projetos para o vereador de maneira clara, e pediu para ele pensar, pois estava propício a atender os pedidos do vereador. Luiz então solicitou uma nova reunião, pois teria que consultar o seu grupo de apoio.
As propostas…
Agendada a nova reunião, com as mesmas pessoas que participaram da primeira, Luiz falou para o prefeito que o governo é taxado de machista por não aceitar nenhum projeto voltado para as mulheres – de autoria, na maioria, dos vereadores Edvânio Mendes e Rosângela Santos -, e por esse fato o governo tinha uma imagem muito negativa junto à população, de ser machista. E que o governo também estava muito “queimado” com a população com a criação da taxa do lixo, e que isso teria que ser mudado (lembrando que o vereador votou contra a taxa do lixo). Foi então que o vereador fez sua proposta para o prefeito – que vou narrar aqui:
1- Que o prefeito crie a Secretaria da Mulher, com secretária e secretária-adjunta, com salários que variam de R$ 15 mil para secretaria e R$ 8 mil para adjunta, e este cargo de secretária seja indicado por ele, e neste caso o vereador irá indicar a sua chefe de gabinete, Dra. Fernanda Rosário;
2 – Que o prefeito contrate de volta todos os seus comissionados que foram mandados embora, e isso já esta acontecendo;
3- Que o prefeito deixe que ele como vereador crie um projeto de lei para a redução da taxa do lixo em 50% para entrar em vigor já em 2019, e que no final de 2019 ele novamente apresente um projeto de lei para cancelar a cobrança da taxa do lixo para o ano de 2020, pois será um ano eleitoral e assim o governo poderia ir para a reeleição de bem com a população. E o próprio vereador se colocaria para ser o vice na chapa do prefeito em uma reeleição.
Essas foram as propostas do vereador para o prefeito Ney.
Propostas aceitas…
O prefeito então começou a trabalhar em cima das propostas do vereador, para ter ele na base do governo e garantir apoio para Ely, como vem acontecendo nesse governo. Na verdade, o governo e o próprio Ney estão desesperados para que a irmã e Hugo Prado saiam vitoriosos nas urnas, nem que para isso ele tenha que vender a cidade toda, e é exatamente isso que está acontecendo. O prefeito está transformando a sede da prefeitura em um grande balcão de negócios eleitorais. Algumas pessoas podem me dizer que isso já é normal nos governos, o próprio Geraldo Cruz e Chico Brito fizeram isso, mas eu falo com todas as palavras: isso que está acontecendo está atingindo em cheio a vida da população, que está gritando por serviços essenciais na cidade – muitos deles, já citados por mim em outros textos.
“Ney, para ter o apoio de Luiz do Depósito e também apagar algumas imagens negativas que seu governo tem com a população, vai atender os pedidos do vereador, mas o plano é aumentar o IPTU com novas medições e em 2021, quando já estiver reeleito, voltar novamente com a taxa do lixo. Não podemos aceitar esse presente”
A taxa volta em 2021…
Ney, para ter o apoio de Luiz do Depósito e também apagar algumas imagens negativas que seu governo tem junto à população – como o fato de ser taxado de machista e criador da taxa do lixo -, vai atender os pedidos do vereador, mas o plano é aumentar o IPTU com as novas medições e em 2021 quando, quando já estiver reeleito, voltar novamente com a taxa do lixo. Então pessoal que me acompanha, através dos meus textos, não podemos aceitar este presente, o que na verdade não é um presente e sim uma grande plano para se manter no poder. Não vamos cair nessa, vamos todos virar o jogo e mostrar para esse governo que o povo não é bobo e muito menos palhaço, e esta resposta podemos já dar agora neste ano, não vamos votar nos candidatos do governo.
Vereador Luiz do Depósito…
Eu respeito toda sua trajetória, toda sua história, mas eu lamento dizer para o senhor que fez uma escolha totalmente errada, e eu não poderia deixar de escrever esse texto, pois eu serei a voz desta população, e vou escrever tudo que acontece nos bastidores dessa política nojenta e perversa que rola neste governo machista e criador de taxas.
Pronto, falei.
* O Cidadão Comum tem coluna publicada às segundas e quintas-feiras, com exclusividade, no VERBO ONLINE.
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE