Luiz barganha volta à base de Ney com secretaria e suspensão ‘eleitoreira’ de taxa

Especial para o VERBO ONLINE

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Embu das Artes

Eleito como o mais votado na coligação de Ney Santos (PRB), mas depois contrário a medidas impopulares do prefeito, o vereador Luiz do Depósito (MDB) voltou a integrar há quase um mês a base de apoio a Ney, porém, não de forma espontânea, mas após muita barganha. Ele retomou a defesa do governo após ter a garantia de que Ney irá reduzir o valor da taxa de lixo e que “ganhará” uma secretaria, conforme apuração do Cidadão Comum, colunista do VERBO.

Ney discursa
Ney discursa com Luiz do Depósito, de volta à base governista, no palanque na entrega de praça no São Marcos

No entanto, Ney e Luiz do Depósito arquitetaram uma “jogada maquiavélica”. Ney deixará que Luiz apresente projeto de lei para reduzir em 50% o valor da taxa de lixo em 2019, neste segundo semestre, após recesso da Câmara, e depois cancelar o tributo em 2020, para tentar desde já ter apoio aos candidatos a deputado que está lançando, Ely Santos (PRB), a federal, irmã dele, e Hugo Prado (PSB), estadual, e principalmente tentar se reeleger prefeito daqui a dois anos.

Na outra parte da “ofensiva” para atender o apelo do prefeito para voltar ao governo, Luiz do Depósito usou o discurso de que o governo está bastante desgastado com a pecha de “machista”, depois de Ney ter vetado projetos importantes para a defesa da mulher, apenas por ser de autoria da oposição, em flagrante “politicagem” em prejuízo de medidas de reconhecida relevância para a população feminina como a criação do Disque 180 (denúncia contra violência doméstica).

Luiz do Depósito vai cobrar a criação da Secretaria da Mulher e impor a indicação do nome para secretária, a da sua chefe de gabinete, a advogada Fernanda Rosário – militante da causa da mulher, inclusive vítima de ataques de gênero de perfis falsos de pessoas do governo e que acusou assédio sexual de um assessor de Ney contra uma funcionária. O vereador ainda exige que Ney readmita os comissionados que indicou exonerados após votar contra a taxa de lixo.

Ainda sobre a taxa de lixo, em manobra mais ardilosa, a cobrança seria cancelada daqui a dois anos, mas não extinta. “O prefeito vai reduzir em 50% em 2019 e extinguir em 2020. Provisoriamente. O projeto que irá para a Câmara não é para extinguir, é para cancelar. Cancelar significa que Ney pode voltar em 2021 com a taxa de lixo caso seja reeleito. É a grande jogada para tentar a reeleição. Porque o Luiz do Depósito pleiteia ser vice de Ney”, afirma o Cidadão Comum.

Na coluna nesta segunda-feira (23), publicada com exclusividade pelo VERBO, o próprio Cidadão Comum detalha a “jogada”. “Ney, para ter o apoio de Luiz do Depósito e também apagar algumas imagens negativas que seu governo tem com a população, vai atender os pedidos do vereador, mas o plano é aumentar o IPTU com novas medições e em 2021, quando já estiver reeleito, voltar novamente com a taxa do lixo. Não podemos aceitar esse presente”, diz o colunista.

OUTRO LADO
Procurado pelo VERBO, Luiz do Depósito elogiou a gestão Ney “no que está trabalhando direitinho, no recapeamento e cobranças na saúde”, ao dizer “não poder fazer oposição por fazer”, e confirmou acordo para voltar à base governista. “Protocolamos um tempo atrás para que fosse criada a Secretaria da Mulher, abrangendo CRM [Centro de Referência da Mulher] e CRI [Centro de Referência do Idoso], inclusive para dar assistência às [mulheres] de idade”, comentou.

Luiz (MDB) alegou que “o partido continua aliado com o governo, eu que estava com esse problema”, de ser oposição por causa da taxa de lixo, e negou “manobra”. “O governo não está anunciando retirar a taxa do lixo, [mas] colocou que quer rediscutir a questão”, afirmou. Ele disse que voltou à base após Ney prometer reabrir o Pronto-Socorro Vazame, recapear a estrada Itapecerica-Campo Limpo e retomar a obra da UBS Santa Emília, “que está em atraso”, reprovou.

> LEIA COLUNA DO CIDADÃO COMUM SOBRE ACORDO ENTRE LUIZ DE DEPÓSITO E NEY SANTOS
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>