SECRETARIA DE TURISMO Pasta em Embu é um grande balcão de acordos políticos

Especial para o VERBO ONLINE

CIDADÃO COMUM
Colunista do VERBO ONLINE

Secretaria de Turismo… Isso não é uma secretaria, isso é na verdade um grande balcão de acordos políticos, e isso não é uma coisa somente deste governo, isso vem há anos acontecendo. Começou muito forte no governo Geraldo Cruz, que sucateou a Secretaria de Turismo com acordos políticos. Aí veio o governo Chico Brito, que fez um verdadeiro desmonte da secretaria. Um exemplo bem claro disso foram os portais de entradas da cidade, que na verdade são uns verdadeiros lixos. Mas o pior está acontecendo no atual governo, uma governo que tenta de todas as maneiras usar a Secretaria de Turismo como plataforma de acordos obscuros para eleger seus candidatos a deputado estadual e federal.

3 SECRETÁRIOS, NENHUM PROJETO…
Só neste governo já se passaram três secretários. O primeiro foi eleito vereador, Jefferson do Caminhão, que por ordem do prefeito deixou a Câmara para assumir a Secretaria de Turismo. para que o prefeito cumprisse um acordo político junto a uma deputada da região. Mas acontece que seis meses depois esse mesmo secretário foi exonerado do cargo, pelas redes sociais e ainda chamado de incompetente pelo próprio prefeito. E mesmo assim o prefeito manteve seu acordo com essa deputada e nomeou um novo secretário: Zezinho Barros. Meu Deus! O que eu vou escrever sobre esse cidadão? Já sei, NADA! não vou escrever nada, pois é exatamente essa palavra que eu encontrei para ele, esse secretário não representou NADA para a secretaria e para a cidade. Logo em seguida o prefeito virtual veio para as redes sociais dizer que a prefeitura estava quebrada e que iria fazer um grande plano de reestruturação, e juntar as secretarias de Cultura, Turismo e Esporte, colocando como secretária Rosana Almeida, que até estava fazendo um belo trabalho na pasta da Cultura. Uma pena que este governo é puro marketing virtual, e não passou de uma grande balela.

PSDB…
Todos esses secretários que passaram pela Secretaria de Turismo pertencem ao partido político PSDB, e todos têm um grande acordo político com essa deputada da região, até o secretário adjunto pertence a esse grupo político do PSDB também, o que é normal na política. Mas é imoral, pois estamos falando de uma cidade turística, e olha que ainda tem funcionários comissionados e concursados que dizem estar do lado do mesmo projeto político, mas que na verdade não estão. Então secretária Rosana, com todo respeito, cuidado, a senhora está sendo traída! E não para por ai, esse acordo político está levando outros grupos a sentir ciúmes, então em breve, muito breve, teremos um novo secretário de Turismo. Parece brincadeira, mas é essa a MERDA que este governo está fazendo com a Secretaria de Turismo.

CONTUR…
O que é Isso? O que fazem? Quem são? Na verdade, o Contur é o Conselho de turismo, que tem o poder de fiscalizar os recursos que chegam na cidade através de repasse do governo do Estado para serem gastos com o turismo na cidade, e cabe a esse conselho fiscalizar. Eu tentei me informar sobre como andam esses gastos e não obtive nenhuma resposta clara e segura, então vou deixar aqui algumas perguntas:
– Esses eventos que acontecem na praça são pagas por essa verba?
– Natal iluminado Também?
– Qual é a empresa que é contratada para fazer esses eventos, é sempre a mesma? Essa eu sei responder: sim, é a mesma, tenho 100% de certeza!
– Quem são os membros do Contur?
Perguntas simples que podem ser respondidas em uma audiência pública de turismo, aberta para toda a população da cidade, mas isso seria pedir demais para este governo nada transparente.

PROPINA…
Pedir lanchinho nas barracas de alimentação de graça é uma maneira de pedir propina, assim como indicar que se aluguem barracas de amigos, solicitar uma ajuda em nome do fundo social para ficar como expositor temporário. Tudo isso são formas de pedir propina. Então, já vou logo dizendo, não tenho medo algum de ser processado, pois a mesma Justiça que te dá o direito de me processar, é a mesma Justiça que vai me dá o direito de me defender, então não vou aceitar mais nenhum tipo de ameaça, estamos entendidos? Se você não deve, não tem porque temer, você é funcionário público, ganha um salário para isso e também ganha cesta básica para fazer uma marmita em casa e comer na hora do seu almoço, como faz todo o trabalhador. Então pare de pedir lanchinho de graça, estou de olho!

Bom, eu jurava que daria para escrever tudo em um só texto, mas infelizmente não dá, pois está ficando muito extenso, e as pessoas vão precisar digerir tudo que eu já escrevi, e ainda tem muito a se escrever sobre a Secretaria de Turismo. Então peço um pouco de paciência que este texto terá a parte 2, pois é muita merda que este governo está fazendo com esta secretaria, e não é só o governo, o conselho também tem uma parcela grande de culpa. Precisamos nos unir para tentar salvar o que ainda resta de turismo e cultura desta cidade, então vamos acompanhar tudo que realmente está acontecendo e vamos dar um basta nos desmandos deste governo, que é opressor e autoritário e machista.

Aguarde, ainda esta semana o texto 2 sobre o Turismo.
Grato a todos!

ATÉ QUE ENFIM SAIU…
Nossa, este texto foi literalmente um parto para sair, eu nunca tive tanto trabalho para escrever um texto, mas já vou avisando pra você que fica toda hora me chamando no inbox tentando escrever este texto junto comigo: não preciso de ajuda para escrever de maneira clara e justa para que as pessoas possam entender, e quando eu preciso de ajuda eu já tenho a minha fonte de inspiração.

* O Cidadão Comum tem coluna publicada às segundas e quintas-feiras, com exclusividade, no VERBO ONLINE.

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

  • >