ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE
Os funcionários municipais de Taboão da Serra não terão feriado ou ponto facultativo nesta quinta-feira, 12 de junho, estreia do Brasil, contra a Croácia, às 17h, na Arena Corinthians, em São Paulo, e abertura da Copa do Mundo – que ocorre com jogo do anfitrião. Mas os servidores irão trabalhar somente meio período, a partir das 8h, e serão dispensados às 13h. O decreto do prefeito Fernando Fernandes (PSDB) está publicado no “Diário Oficial do Município” na sexta passada, dia 6.
O mesmo horário reduzido será adotado nas datas das outras três partidas da seleção na primeira fase (fora de São Paulo), com dispensa dos funcionários às 13h – na terça-feira, dia 17, o Brasil enfrenta o México, às 16h, em Fortaleza, e no dia 23, segunda-feira, pega Camarões, às 17h, em Brasília. Os servidores terão de compensar as horas não trabalhadas. A expectativa é que a prefeitura repita o expediente no caso de o time verde-e-amarelo se classificar à próxima fase.
Fernando disse não poder decretar feriado. “A princípio, queria acompanhar São Paulo. Mas, analisando a lei, vimos que não é possível. Não podemos instituir feriados municipais ao nosso bel prazer, existe uma lei que regula, que teve uma flexibilização, mas apenas para municípios onde haja jogos [do Brasil]”, comentou. “Agora, não podemos criar dificuldades para os funcionários poderem assistir, estamos pensando em que saiam mais cedo”, disse o prefeito uma semana antes.
Em Embu das Artes, o prefeito Chico Brito (PT) decidiu que os funcionários municipais não terão expediente nesta quinta-feira, dia 12, abertura da Copa. Já nos outros jogos da seleção brasileira na primeira fase, nos dias 17 e 23 deste mês, os servidores irão trabalhar até as 13h. A mesma programação vale para a Câmara dos Vereadores. Os dias sem funcionamento dos equipamentos públicos municipais deverão ser compensados pelo funcionalismo.
Feriados, pontos facultativos e horário de trabalho para os dias de jogos do Brasil na primeira fase da Copa deste ano nas repartições públicas municipais em Embu estão previstos em decreto ainda de dezembro do ano passado. A resolução não inclui quem exerce serviços em regime de escala ou plantão ou secretarias que prestam atendimento continuado, incluindo os fins de semana, os chamados serviços essenciais, como pronto-socorros, que também funcionam em Taboão.
Nesta quinta-feira, bancos não funcionam na cidade de São Paulo, onde é feriado, mas nos municípios da região, que não recebem jogos do Mundial, as agências abrem, em horário alternativo, das 8h30 até o meio-dia. No dia seguinte, sexta-feira, dia 13, o expediente é normal tanto no setor privado como no poder público.