ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes
O prefeito Ney Santos (PRB), auxiliares e até um vereador passaram à frente na fila de abastecimento de um posto de combustíveis no centro de Embu das Artes e enfrentaram protesto de moradores que esperavam pela vez para encher o tanque, na noite desta segunda-feira (28), no oitavo dia de paralisação de caminhoneiros. O assessor Renato Oliveira, autor de atentado contra um repórter da região, chegou a tirar “sarro” de motoristas que aguardavam ser atendidos.
Em uma rede social, Ney alegou que “escolta caminhão de combustível para abastecer veículos de serviços essenciais da saúde”, mas motoristas reclamaram de privilégio ao prefeito e aliados. Na sexta-feira (25), Ney assinou um decreto de “requisição administrativa de todo diesel tipo S-10 remanescente existente nos reservatórios dos postos Auto Posto Solução Ltda, localizado na rua Cândido Portinari, 226, bairro Cercado Grande”, para serviços essenciais como saúde.
Ney “visitou”, porém, outro posto, o Ipiranga na avenida Elias Yazbek (ao lado da Indeca), e foi alvo de reclamação de motoristas diante do abastecimento de carros particulares dos funcionários da prefeitura primeiro. Em vídeo obtido pelo VERBO, moradores que respeitavam a ordem de chegada se indignam: “Olha o povo da prefeitura cortando fila. Folgados! Respeita os munícipes! Que vergonha! O governo de vocês vai acabar! Aqui só tem puxa-saco do prefeito”.
O vereador Daniboy (DEM), da base de apoio a Ney, postou em rede social foto de um Honda FIT preto, que seria dele, sendo abastecido, na frente de motoristas que chegaram antes, sem ser incomodado. O posto vendia etanol a R$ 3,49 e gasolina a R$ 4,69. Ney e aliados foram escoltados por guardas da Romu (GCM). No vídeo, um GCM chega a arrastar uma moto. Antes, a secretária de Ney, Vanessa, gritava aos motoristas na fila: “Somente funcionários da prefeitura”.
“Só funcionários! É muita injustiça, os babacas tirando sarro da nossa cara. O que se esconde atrás da bíblia, Renatinho, está aqui, olhando para o povo e dando risada”, disse uma moradora. No vídeo, ante o protesto de motoristas, Renato passa na avenida, para a frente das filas, acenando ao lado de um carro i30, identificado como sendo o mesmo usado por ele e o segurança Lenon Roque na tentativa de homicídio contra o repórter e chargista do VERBO Gabriel Binho.
Renato foi desligado da prefeitura em 19 de fevereiro, mas a exoneração foi de “fachada”. Ele não só é visto todo dia na prefeitura, como continua a atuar no governo. “Tudo bem? É o Renato, que trabalha com Ney. Conversei com o pessoal de compras e já resolveram o problema da ração do CCZ”, disse ele a uma ativista em abril. Em reunião no gabinete do prefeito sobre entrevero do vereador Júlio Campanha (PRB), no último dia 17, Renato secretariou Ney, sentado ao lado.
> VEJA VÍDEOS EM QUE MOTORISTAS PROTESTAM CONTRA ‘PRIVILÉGIO’ A COMISSIONADOS DE NEY NO POSTO
> Colaborou o repórter Gabriel Binho, especial para o VERBO ONLINE
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE