RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Embu das Artes
Embu das Artes registrou quarta-feira passada (11) em frente à Delegacia Central um conflito entre integrantes de uma invasão no bairro Chácara Maria Alice (entre o Parque Pirajuçara e o Parque Industrial) e a Polícia Militar, que dispersou os manifestantes com o uso da força. Os cerca de cem sem-teto protestavam contra a prisão de um líder da ocupação pela Polícia Civil e acusavam a ação de truculenta. A polícia informou que o homem foi detido por porte de drogas.
Depois que a sessão da Câmara dos Vereadores tinha se encerrado, os manifestantes se aglomeraram em frente ao Legislativo e cobraram informações sobre o paradeiro do líder da ocupação e a libertação do homem – eles gritavam para “dar conta do nosso companheiro” e “justiça”. “Somos mais de três mil famílias, todos trabalhadores, e a polícia chegou, levaram nosso amigo, e queremos saber onde ele está”, exigiu um “porta-voz” do grupo, segundo o “Hoje”.
Os manifestantes foram para frente da delegacia, mas continuaram a obstruir a rua. Não aceitaram sair sem antes ter uma resposta sobre o “companheiro” preso, apesar da solicitação de PMs da Força Tática. Em clima tenso, policiais avançaram sobre o grupo com disparo de balas de borracha, bombas de gás e golpes de cassetetes, em meio a muita correria e gritos. Uma mãe segurava uma criança que chorava. Uma mulher caiu no chão e foi carregada por um PM.
A ação da PM foi registrada em vídeo, com exclusividade, pelo repórter Gabriel Binho, que chegou a ser abordado por um policial sobre estar gravando e respondeu ser do VERBO. Sobre o episódio, a reportagem contatou o comandante da companhia da PM da área, tenente Craveiro, mas ele não respondeu. Também procurado, o comandante do 36º Batalhão da PM, sargento Marcos Vitiello, afirmou que “todas as ações das forças de segurança estão sendo apuradas”.
EXPULSÃO
O líder da ocupação que estava à frente do protesto agradeceu os jornalistas por terem mostrado a ação da PM contra os manifestantes e convidou para visitar a área. Repórteres do “Hoje” e do VERBO compareceram no sábado e foram recebidos pelos integrantes da invasão que estavam no local. Dezenas de famílias estavam reunidas e parte escavava a terra, com ferramentas como enxadas e pás, para erguer novos barracos para se somar aos mais de 50 já existentes.
Alguns membros que estavam no protesto vieram até os repórteres e se queixaram contra a ação da PM. Um rapaz mostrou costas e nádegas com ferimento a bala de borracha. Eles disseram que o líder tinha sido chamado e falaram para aguardar. Contudo, na presença do líder, um homem, após indagar se um dos jornalistas era do VERBO, ordenou: “Vocês são convidados a se retirar”. Questionado, foi enfático: “Vocês são convidados a se retirar, e imediatamente!”.
> VEJA VÍDEO DA AÇÃO DA PM CONTRA MANIFESTANTES EM FRENTE À DELEGACIA CENTRAL NO DIA 11
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE