Site ligado a secretário de Ney manipula reportagem do Verbo para atacar Geraldo

Especial para o VERBO ONLINE

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

Um site de notícias ligado ao secretário de Comunicação do prefeito Ney Santos (PRB), Jones Donizette, usou de forma indevida reportagem do VERBO para atacar um adversário do governo, o deputado estadual Geraldo Cruz (PT). O “São Paulo Urgente” se apropriou do texto jornalístico “TCE aponta ‘irregularidades’ na obra da UBS Senhora de Fátima na gestão de Geraldo” e mudou a manchete, em manipulação que afronta a política de cessão de conteúdo deste portal.

Página
Site ‘São Paulo Urgente’ com reportagens com manipulação de conteúdo do VERBO, compartilhadas por Jones
Comentário
Solicitação com advertência do diretor-geral e editor-chefe do VERBO, Rômulo Ferreira, ao site dia 18 passado

O “São Paulo Urgente” grafa a manchete “Corrupção: Geraldo Cruz responde na justiça [sic] por desvio de verba na saúde” ao utilizar a reportagem do VERBO na íntegra, sem autorização, levada ao ar em 16 de março, dois dias depois de publicada originalmente por este portal. Aliás, em rede social o site diz “leia a matéria completa, e curta na nossa página”, sem qualquer menção ao VERBO como autor do texto, em flagrante falta de ética jornalística, no mínimo.

O VERBO não discute a abordagem sobre o parecer do Tribunal de Contas do Estado – não discute a linha editorial do site -, apenas não aceita a modificação de qualquer parte da reportagem já que o teor é deste portal.  No domingo (18), dois dias depois de o texto ser usado indevidamente, o diretor-geral e editor-chefe do VERBO, Rômulo Ferreira, apontou a usurpação do conteúdo e advertiu para retificar ou retirar a versão manipulada imediatamente do ar.

“Conforme nossa condição de uso do conteúdo do Verbo, qualquer publicação do site pode ser replicada desde que sem qualquer alteração do teor e mencionada a fonte. Por isso, solicito que o “SP Urgente” altere a manchete e a coloque como a original publicada no nosso portal, caso contrário, retire o texto do ar imediatamente, sob pena de medida jurídica”, escreveu Ferreira nos comentários da postagem do texto.  O site não atendeu, em evidência de má fé.

O “SP Urgente” não menciona jornalista responsável ou qualquer outro repórter e é registrado no exterior – é “clandestino”. Curiosamente, conforme também apurou o VERBO, Jones está ordenando reservadamente, em grupos de mensagem de texto, que funcionários de indicação política da prefeitura compartilhem a reportagem e um segundo texto, em que elege como alvo a vereadora Rosângela Santos (PT), aliada de Geraldo, com base no mesmo conteúdo.

Jones é associado ao site por cidadãos de Embu. “Agora compartilha reportagem do Verbo Online? Claro que tentou disfarçar. Você é um cara engraçado, para dizer o mínimo”, ironizou Victor Rocha. Quem também dispara os textos é o ex-subsecretário (Comunicação) Renato Oliveira, indiciado por tentativa de homicídio contra Gabriel Binho, do VERBO. Jones e Renato são apontados como notórios manipuladores de conteúdo e criadores de “fakes” para atingir pessoas.

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>