RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
A Câmara dos Vereadores comemorou na última terça-feira (20), em sessão solene no Cemur (centro), os 59 anos de emancipação político-administrativa de Taboão da Serra, completados na segunda-feira, com homenagem a 26 personalidades “que contribuem para o desenvolvimento do município”, segundo o parlamento. Os homenageados receberam a medalha “19 de Fevereiro”, a segunda maior honraria do Legislativo – atrás apenas do título de cidadão.
A cerimônia foi iniciada com a entrada das bandeiras do Brasil, São Paulo e Taboão da Serra, levadas por guardas municipais. Após a execução do hino nacional, o hino de Taboão foi cantado por um grupo da terceira idade. Após as apresentações, o prefeito Fernando Fernandes (PSDB) falou sobre cada homenageado e lembrou momentos da vida de cada um ao ligar com a própria trajetória na cidade – Fernando chegou a Taboão em 1978, foi vice-prefeito e prefeito.
Fernando abordou antes as próximas obras previstas. “Vamos inaugurar agora a nossa Etec [escola técnica]. O trabalho da [deputada estadual] Analice [Fernandes] foi fundamental para que tivéssemos não só a Etec, mas o Corpo de Bombeiros e outras grandes conquistas da cidade. Vamos inaugurar também nos próximos meses a escola do Jardim Saint Moritz. E já providenciei para que ainda neste semestre iniciemos a construção da escola do Clementino”, disse.
Depois, cada um dos 13 vereadores prestou reconhecimento a dois indicados, com discurso sobre a história e trabalho que realizam. Um dos destaques foi a homenagem que a presidente da Câmara, Joice Silva (PTB), fez a dois atletas com deficiência física, Marcelo de Marco, morador nascido em Taboão, e Evani Calado, medalha de ouro nas Paralimpíadas do Rio 2016, que possui vínculo forte com a cidade e, de acordo com a vereadora, será moradora de Taboão em breve.
“Eu tenho um trabalho forte com os deficientes, é algo [com] que eu amo trabalhar, com o que eu tenho um propósito de vida, e eles significam muito para a história da nossa cidade. A Evani, uma menina que nasceu deficiente, mostra aquilo que eu disse na homenagem, que todos nós reclamamos [da vida] e ela está sempre maquiada, está sempre de bom humor, apesar de todas as dificuldades da vida de um deficiente”, declarou Joice, ao ser indagada pelo VERBO.
“O Marcelo, que é filho dessa cidade, teve um sonho, e o pai dele contribuiu muito e investiu para que pudesse criar essa associação [Associação Paradesportiva para Todos (APT)]”, disse ainda Joice, a primeira mulher a presidir a Câmara de Taboão – este é o último ano em que estará à frente do Legislativo. A sessão teve um clima pacífico, sem embates políticos. Com controle dos minutos de discurso dos vereadores, durou “só” duas horas e terminou em tempo recorde.
Após ser elogiado por Fernando por reconhecimento a Analice, o vereador Eduardo Nóbrega (PSDB) disse que o discurso do prefeito é importante por citar cada agraciado e “adiantar muito” a tarefa dos vereadores na sessão. “Eu estava triste com o pouco tempo [para discurso], mas tem uma frase que diz que as palavras nunca serão suficientes para expressar a gratidão e respeito que temos por pessoas que dedicam suas vidas para cuidar dos outros”, disse.
VEJA IMAGENS DE HOMENAGEADOS DA CÂMARA DE TABOÃO DA SERRA COM A MEDALHA ’19 DE FEVEREIRO’
> Compartilhe na fanpage do VERBO ONLINE