ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
Taboão da Serra terá neste sábado (25) uma caminhada pelo enfrentamento à violência contra a mulher, com início às 9h em frente à Câmara dos Vereadores, no Jardim Helena, e término na praça Nicola Vivilechio, no centro da cidade. A marcha seguirá pela avenida do Shopping Taboão e rodovia Régis Bittencourt, até o destino – trajeto de quase quatro quilômetros. A organização pede que os participantes vistam camiseta branca, sinal da paz – #todosjuntosporelas.
Organizada pela Câmara Municipal, a caminhada conta com o apoio de líderes e representantes da sociedade civil organizada, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), religiosos, empresários, professores, estudantes, além de mulheres agredidas inclusive nos últimos dias, vítimas de violência doméstica praticada por companheiros ou por reclamarem direitos elementares como privacidade. A iniciativa foi lançada em vídeo com participação de vereadores e lideranças.
Na expectativa de que a caminhada seja um marco pela causa, a presidente da Câmara, Joice Silva (PTB) – a primeira mulher a comandar o Legislativo na história de Taboão -, espera que os cidadãos taboanenses possam ir às ruas conscientizar ou advertir ao pedir um basta na violência contra as mulheres que são vítimas de feminicídio – agredidas ou mortas em razão da própria condição de gênero -, como as histórias dramáticas que diariamente vêm a público.
“Não adianta ficarmos calados, como se nada estivesse acontecendo, temos que reagir até para chamar a atenção dos governos. Que mexam na gestão pública, no código penal, mas algo tem que ser feito, as mulheres não podem mais serem mortas, de forma brutal, como vemos todos os dias”, disse Joice. Em outubro, a Câmara aprovou “auxílio-aluguel” às mulheres vítimas de violência e fixação em órgãos públicos e privados de cartazes de divulgação do telefone 180.
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE