RENATA GOMES
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
Com o plenário lotado e a presença dos dois maiores grupos políticos rivais de Taboão da Serra, do prefeito Fernando Fernandes (PSDB) e do ex-vereador Aprígio (PSD), a Câmara Municipal realizou na última quinta-feira (5) a entrega do título de “Cidadão Taboanense” a 22 personalidades, entre empresários, juízes, uma promotora, policiais, políticos e secretários. Apesar do clima festivo, nem todos os agraciados receberam a maior honraria da cidade por mérito.
De acordo com a Lei Orgânica de Taboão, o critério para a definição dos indicados ao título é a contribuição para o desenvolvimento do município. A presidente da Câmara, Joice Silva (PTB), disse que “cada um dos homenageados, à sua maneira, se dedicaram a transformar nossa cidade em um lugar melhor para se viver”, que “são pessoas reconhecidas, com uma história longa na nossa cidade”. Mas alguns escolhidos não tinham nenhuma ligação relevante com Taboão.
Na prática, alguns vereadores ignoraram o critério para privilegiar aliados políticos ou empresariais, em flagrante banalização do título. A vereadora Érica Franquini (PSDB) indicou o empresário do setor de transportes e secretário de Serviços Urbanos da cidade vizinha de Embu das Artes, Léo Novais. Em discurso de apresentação, Érica causou espanto ao falar do homenageado. “Acabei de conhecer o Léo Novais e sei que ele tem um futuro muito promissor”, disse.
Indagada pelo VERBO sobre a contribuição dele que justificasse o título, Érica foi evasiva. “O Léo Novais é um líder nato, ele gerou gerou empregos para toda a região, inclusive para Taboão, é meu candidato a deputado em 2018 e sei que vai alcançar seu objetivo”, respondeu. Érica é aliada do prefeito de Embu, Ney Santos (PRB), que está lançando Léo (PR) à Câmara Federal. Já Léo se limitou a dizer que “contribuí muito aqui para a região com a geração de muitos empregos”.
Outro homenageado “inadequado” à regra foi o do vereador Johnatan Noventa (PTB). Ele entregou o título de “Cidadão Taboanense” ao vereador Isac Felix (PR), de São Paulo, também sem contribuição importante para Taboão. Johnatan é filho de Valdevan Noventa, presidente do Sindicato dos Motoristas de São Paulo. Em discurso, quando o prefeito Fernando se esforçava para apresentar ligação do agraciado com Taboão, Reis gritou: “Tenho propriedades aqui”.
Cada um dos 13 vereadores propôs um agraciado e o colegiado indicou outros nove, entre eles o empresário Joel Garcia, o Lelo, por se destacar no ramo educacional com a antiga Faculdade Taboão da Serra (FTS) e o Colégio Ser e Fecaf. A empresária Inocência Manoel, da Inoar, foi uma das primeiras homenageadas por estar de viagem a Nova York. Única a discursar, ela falou que recebeu o “Oscar da Beleza” e que Taboão estava ganhando destaque internacional.
Outro destaque da noite foi a promotora Maria Gabriela Manssur, com vasto currículo de trabalho no enfrentamento da violência contra a mulher, que atuou no município e hoje está em São Paulo. “Eu saí de Taboão, mas Taboão nunca sairá de mim”, escreveu ela em uma rede social em agradecimento pelo título. Também mereceu reconhecimento o juiz Guilherme Lamas, por coidealizar em Taboão o projeto “Família Hospedeira”, de acolhida temporária a crianças sem lar.
Um título foi póstumo, para o pai da deputada estadual Analice Fernandes (PSDB), Avenir Fernandes, que morreu no último dia 17 de setembro, aos 79 anos. A viúva recebeu a placa. Avenir trabalhou na gestão do genro prefeito, Fernando, entre 1997 e 2004. Conforme destacou Analice, “tudo que precisava de manutenção em prédios públicos, o meu pai era chamado”. Pastor evangélico, Avenir foi também um dos principais interlocutores entre prefeitura e igrejas.
Último a ser homenageado pela Câmara, por ter sido indicado pelo vereador Waines Moreira, o Professor Moreira (PSD), por critério de ordem alfabética, Aprígio foi aplaudido e ovacionado na entrada e no ato de recebimento da honraria, por um grupo de apoiadores que lotaram a galeria do Legislativo. Moreira destacou que o título para o presidente da Cooperativa Habitacional Vida Nova, com histórico de mais de 40 anos na cidade, foi mais que merecido.
Há um ano, Aprígio foi alvo na mesma Câmara de uma CPI, encabeçada por vereadores leais a Fernando. “Eu fico muito feliz, é um reconhecimento. Os vereadores da bancada [legislatura] passada não estavam preparados para administrar a cidade”, alfinetou. No início da cerimônia, Fernando relembrou o tempo em que Aprígio era um aliado e até tomava café em sua casa. Já quando Aprígio recebeu o título, o prefeito não escondeu a insatisfação. Analice deixou a mesa.
PERSONALIDADES QUE RECEBERAM O TÍTULO DE ‘CIDADÃO TABOANENSE’ E AUTORES DA HOMENAGEM
1 – Valter Nasr (vereador Alex Bodinho – PPS)
2 – Israel Luciano (vereador André da Sorriso – PSDB)
3 – Gonçalves Delfino (Seu Oliveira) (vereador Eduardo Nóbrega – PSDB)
4 – João Medeiros de Sá Filho (vereador Carlinhos do Leme – PSDB)
5 – Leonel Augusto de Novais Filho (vereadora Érica Franquini – PSDB)
6 – Isac Felix dos Santos (vereador Johnatan Noventa – PTB)
7 – Inocência Manoel (vereadora Joice Silva – PTB)
8 – Willian Marcionilo Silva (vereador Cido da Ya Farma – DEM)
9 – José Alberto Tarifa (vereador Marcos Paulo – PPS)
10 – Beatriz Mayumi Moraes (vereadora Priscila Sampaio – PRB)
11 – Alfredo Marques (vereadora Rita da Saúde – PSDB)
12 – Luis Carlos Brás de Sousa (vereador Ronaldo Onishi – SD)
13 – José Aprígio da Silva (Professor Moreira – PSD)
14 – Guilherme Lopes Alves Lamas (todos os vereadores)
15 – Maria Gabriela Prado Manssur (todos os vereadores)
16 – Nelson Ricardo Casalleiro (todos os vereadores)
17 – Marina Junqueira Netto de Azevedo Barros (todos os vereadores)
18 – Israel Rovaroto Presoto Junior (todos os vereadores)
19 – Marcos da Costa (todos os vereadores)
20 – Joel Garcia de Oliveira (todos os vereadores)
21 – Victor Manuel Dinis dos Santos (todos os vereadores)
22 – Avenir Fernandes (“in memoriam”) (todos os vereadores)
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE