ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes
A Câmara de Embu das Artes aprovou na noite desta quarta-feira (27) a taxa de lixo criada pelo prefeito Ney Santos (PRB), com voto favorável de 10 vereadores – cinco foram contra. Com o tributo barrado na Justiça em decisão liminar, Ney enviou ao Legislativo um projeto de lei complementar em regime de urgência, “às escondidas” – com ementa (resumo) do texto se referindo ao Código Tributário e protocolado por secretário de Ney com sessão já em andamento.
Votaram a favor da criação da taxa de lixo Índio Silva (PRB), Bobilel Castilho (PSC), Daniboy (DEM), Júlio Campanha (PRB), Jefferson do Caminhão (PSDB), Carlinhos do Embu (PSC), Joãozinho da Farmácia (PR), Gerson Olegário (PTC), Ricardo Almeida (PRB) e Doda Pinheiro (PT). Líder de Ney na Câmara, Índio chegou a dizer em 16 de agosto que “é importante chamar audiências públicas” e por isso a votação não tinha data. Mas nenhuma discussão com a população aconteceu.
Votaram contra a taxa de lixo – e a favor da população, que protestava contra a criação do tributo – Luiz do Depósito (PMDB), André Maestri (PTB), Dra. Bete (PTB), Rosângela Santos (PT) e Edvânio Mendes (PT). Luiz do Depósito, o mais votado na coligação de Ney, disse que “qualquer imposto que vier neste momento de crise, sou contra”. Doda foi o único petista a votar a favor da taxa de lixo e pode ter apressado a própria expulsão do PT, que já era cogitada antes.
Vereadores a favor da taxa de lixo ficaram constrangidos em aprovar uma medida impopular com a qual podem ter a carreira política enterrada. Os poucos que falaram fizeram uma “defesa política” do tributo, sem qualquer explicação de como será cobrado. Um vereador teria comentado que seria por metro quadrado de área construída. Os moradores de Embu pagarão em janeiro de 2018 taxa de lixo que pode chegar a R$ 418 ou até um valor maior, conforme o imóvel.
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE
Isso é uma vergonha.
Na próxima eleição quero ver qual desses vai ter a coragem de pedir voto.
Que alegação,qual a desculpa….
Estes vereadores são uns acomodados, por que em vez de ficarem aumentando tributos, sem o menor critério – sempre transferindo o ‘suposto deficit’ para o cidadão que paga em dia seus tributos( com isso incentiva a quem paga pontualmente e às vezes até adiantado, a não mais pagar os Tributos – Imposto, Taxa e Contribuição de Melhoria e Previdenciária). Aqui vão várias sugestões para aumentar a arrecadação e diminuir despesas e não precisarem aumentar os tributos: fazer força tarefa no sentido de fiscalizarem os tributos, que não estão sendo pagos pelos contribuintes. Agilizar as cobranças judiciais, e no caso de não pagamento, executar, ou seja, levar a leilão os bens. Por falar em leilão judicial, nos ultimos dez anos, quantos imóveis a Prefeitura vendeu em hasta publica? – menos de 10 – ( os senhores vereadores já se fizeram esta pergunta?). Diminuir a Folha de Pagamento de Pessoal. Zerar os Cargos Comissionados de Vereadores e Prefeito. Devolverem os carros dos vereadores. Etc. Mas, Fizeram campanhas eleitorais coletivas, bancadas com fundo partidário astronômico(principalmente do PRB – EM TORNO DE 600 MIL), e saíram em outdours junto com o Prefeito, agora o Prefeito está cobrando a conta. Só que 2020 está longe, mas chegará, e nós, os eleitores, não vamos perdoar os vereadores traidores. Parabéns aos Vereadores: Dra. Bete, Edvânio, André Maestri, Luiz do Depósito e Rosângela Santos por ter votado contra. Não que a taxa é indevida, mas antes de cobrarem a conta, deveriam fazer o dever de casa, o que não fizeram, não estão fazendo e não fazerão. Além de ter faltado dignidade dos edis, faltou inteligência.