Com show barrado, Fábio Teruel critica Conseg Centro e MP e expõe ‘Embu violento’

Especial para o VERBO ONLINE

ANA PAULA TIMÓTEO
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

Impedido de fazer show neste domingo em Embu das Artes, no parque Francisco Rizzo, o comunicador Fábio Teruel criticou publicamente o Conselho Comunitário de Segurança e o Ministério Público e em reação ao que definiu como “boicote” chamou a atenção para a violência em Embu, mais propalada pelo turismo. O Conseg acionou o MP e barrou o evento, alegando risco à “segurança e vida das pessoas” e falta de informação aos órgãos para garantir estrutura.

Comunicador Fábio Teruel em vídeo em que critica Conseg por acionar MP contra
Comunicador Fábio Teruel em vídeo em que critica Conseg por acionar MP contra ‘encontro de fé’ em Embu

Na representação ao MP de Embu, na sexta passada (11), o presidente do Conseg Centro, Luís Andrade Junqueira, alega a “necessidade de que qualquer evento realizado neste município tenha a informação com antecedência aos órgãos, assim como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, GCM [Guarda Municipal] e outros […], para que mantenham a segurança de vida de todos os munícipes e também das pessoas que estiverem no evento, ainda que de passagem”.

Junqueira diz ainda que o show é em “dia de turismo em nossa cidade e de grande movimentação de carros e pessoas” e não soube oficialmente pela prefeitura da realização. “O Conseg […], tendo grande receio à segurança e vida das pessoas, por trazer o evento uma quantidade muito acima do normal, sem a informação e consequente preparação dos órgãos competentes, vem solicitar que a sra. Parquet [MP] tome providências para se evitar referido evento”, diz.

Junqueira pede que o MP informe a prefeitura que “evento de grande vulto […] depende de informação e autorização antecipadas aos órgãos que fazem a segurança”. “Visto que qualquer evento sem os procedimentos padrões darão ensejo a responsabilidade única da prefeitura, não podemos deixar que tais eventos sejam realizados fora dos ditames legais, até porque se assim o fizermos estaremos incorrendo em crime”, diz. Ele cita padre, mas Teruel não é sacerdote.

Teruel gravou um vídeo em que fala aos seguidores da proibição ao show – ele diz errado o nome do autor da petição. “Recebemos aprovação, liberação da prefeitura. Você acredita que o Conseg de Embu das Artes comandado pelo sr. Jurandir se incomodou com isso, entrou em contato com o Ministério Público, e o Ministério Público proibiu o nosso evento, falando que não teria segurança suficiente?”, diz ele, ao recordar que seria a 12ª vez que cantaria em Embu.

“Vi um levantamento da Secretaria de Segurança do Estado, falando que Embu é a cidade da região que mais sofre com a violência – estupro, homicídio. E o nosso evento que fala de paz, de amor, de Deus é inseguro para população? Tem certas coisas neste país que realmente indignam a gente. Ministério Público, Conseg, vocês não estão apenas calando a voz do Fábio Teruel, mas a voz de Deus, do amor, da fé, da esperança, isso que a gente ia levar para as pessoas”, diz.

Teruel diz ainda que os órgãos deveriam se voltar contra mazelas da cidade. “Ao invés de combaterem a corrupção, a violência, a pobreza, incomoda vocês a palavra de Deus? É decepcionante realmente isso. A gente faria um evento para milhares de pessoas, para famílias, para falar de fé, esperança, para falar de Cristo […] Em vez de essas pessoas incentivarem o que a gente faz – apoiam tantas coisas -, no entanto, o que a gente vê é eles boicotando a gente”, diz.

Segundo as estatísticas do governo estadual, Embu teve entre abril e junho cinco assassinatos, número igual ao do mesmo período no ano passado. Já no segundo trimestre de 2016 em relação ao deste ano, os estupros saltaram de 11 para 14 casos (dos quais dez de abuso de menores), aumento de 27,3% – quanto aos outros índices, roubo de veículos teve alta de 6,6%; já o roubo em geral teve redução de 27,4%, furto diminuiu 33,6% e furto de veículos caiu 8,1%.

Da tarde de ontem até o início da tarde desta sexta, o vídeo de Teruel tinha mais de 340 mil visualizações, quase 35 mil curtidas e mais de 3.500 comentários. O prefeito Ney Santos (PRB) divulgou uma nota em que diz apoiar o evento de Teruel, ao lamentar a proibição determinada pelo MP. “O evento que aconteceria neste domingo no parque Rizzo, infelizmente, não acontecerá mais nessa data e será remarcada [sic]”, diz Ney – que na campanha teve apoio de Teruel.

VÍDEO DE FÁBIO TERUEL SOBRE PROIBIÇÃO A SHOW QUE FARIA EM EMBU DAS ARTES

REPRESENTAÇÃO DO CONSEG QUE GEROU PROIBIÇÃO DO MP AO SHOW DE TERUEL

Nenhum texto alternativo automático disponível.

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>