ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, enviado a São Bernardo do Campo (SP)
As meninas de Taboão da Serra bateram São Bernardo por 4 a 2 e se sagraram campeãs no futsal feminino principal do 61º Jogos Regionais na Grande São Paulo e Baixada Santista, no sábado (29), no ginásio Adib Moyses Dib – Poli, em São Bernardo do Campo, sede da competição na região. Em torneio (curto) de dez dias com maratona de jogos, o time ficou em primeiro após vencer São Bernardo, Osasco, Rio Grande da Serra, Carapicuíba e Santos – seis vitórias em seis jogos.
As alas Nathália e Aline fizeram os gols de Taboão, dois cada uma. No primeiro, Nathália recebeu passe de Dedeia, de costas para o gol como pivô, fez que ia devolver para Dedeia e deu um toque por trás do corpo para evitar a marcadora atrás dela, girou e chutou seco no canto direito da goleira, golaço: 1 a 0, placar do primeiro tempo, muito disputado. São Bernardo empatou logo no início da segunda etapa, com Larissa, ex-Taboão, que aproveitou rebote na área: 1 a 1.
Taboão suportou a pressão e foi ao ataque. Em investida das duas atletas que parecem jogar por telepatia, Nathália tocou para Aline, recebeu de volta passe açucarado na cara do gol e chutou forte, a goleira Regiane fez grande defesa, mas deu rebote, a bola sobrou livre para Aline, que veio de trás e encheu o pé, indefensável: 2 a 1. Logo depois, Fernanda cortou passe, carregou à frente, escapou de falta e rolou para Nathália, que driblou a goleira e ampliou: 3 a 1.
O impiedoso Taboão fez o quarto em falha na saída de bola do São Bernardo. Aline esticou a perna e desviou passe adversário que caiu nos pés de Dedeia. A ala-pivô avançou, evitou marcação, ganhou no pé-de-ferro e deu passe para o lado, Aline se infiltrou e bateu forte: 4 a 1, em apagou do time do ABC – três gols sofridos em 2 minutos. Com Regiane como goleira-linha, São Bernardo descontou com chute de Rafaela da intermediária. Mas o 4 a 2 persistiu até o fim.
A técnica de São Bernardo, Maria Cristina, disse que, apesar das chances de Taboão, a equipe chegou a igualar o jogo. “Mas, em 30 segundos de desatenção, elas vieram rápido e forte com a qualidade que têm, o passe um-dois, e fizeram os gols. O time deu aquela atordoada, fomos com a goleira-linha, mas hoje não rendeu, foi muito lento, não abriu espaço na marcação delas. Faz parte, no ano retrasado foi nosso [o título] contra elas. Foi delas agora. Merecido”, disse.
Aline, autora de dois gols, disse que Taboão não podia ter enfrentado adversário melhor após a derrota em 2015 e que a conquista sobre São Bernardo “valoriza mais o título”. “Para quem não assistiu e vê o placar, vai achar que foi um jogo fácil. Não foi. Mas a nossa marcação prevaleceu quando conseguimos a vantagem. Mesmo cansadas, foi o sexto jogo, na final não tem cansaço, tem que dar tudo, e deixei a minha característica, velocidade e habilidade, na quadra”, disse.
A técnica Cris Souza disse que Taboão teve mais posse de bola, maior número de finalizações e desarmes e saiu com 1 a 0 “importantíssimo, em jogada linda da ‘Chuchuca’ [Nathália]”. “No segundo tempo, a gente foi pressionado, e teve poder de decisão de quem estava no banco, a Dedeia entrou e bagunçou a defesa delas. E a Aline veio como elemento-surpresa, na característica dela de ser matadora. Depois a gente aproveitou o descontrole de São Bernardo”, analisou.
Cris disse que o título teve um “gosto especial” após a “derrota muito triste em 2015, quando a torcida de Osasco, que disputou bronze, chamou a Carla [Hortelan] de ‘pipoqueira’ por perder pênalti”. “E estou bem emocionada, foi o último jogo da Nathália com a camisa de Taboão, vai jogar na Itália. É uma atleta que a gente formou. Sentimos muito, mas também temos orgulho por ter evoluído, como atleta e pessoa. É uma atleta completa e caráter inquestionável”, disse.
“Fico muito feliz, além de tudo, ela foi a melhor da partida, jogou uma monstruosidade, fez gols e ganhou este título para nós”, falou Cris. Nathália confirmou que irá embora em agosto. “Não digo que seja para sempre, é um até breve, mas queria sair de cabeça erguida, retribuir um pouco tudo que o clube fez por mim e pude ajudar com dois gols, não tem prazer maior. O sentimento é de gratidão, foi o clube que abriu as portas para mim, no qual pude ser vista”, disse.
FINAL DO 61º JOGOS REGIONAIS GRANDE SÃO PAULO E BAIXADA SANTISTA – FUTSAL FEMININO 1ª DIVISÃO
São Bernardo 2 x 4 Taboão da Serra
(Gols – Nathália – Taboão da Serra / Larissa – São Bernardo / Aline – Taboão da Serra / Nathália – Taboão da Serra / Aline – Taboão da Serra / Rafaela – São Bernardo)
TABOÃO DA SERRA – CAMPEÃO
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE