ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
Em duelo muito disputado e com fortes emoções, Taboão da Serra e São José empataram (2 a 2) na primeira partida da final do Metropolitano de Futsal Feminino, sábado (24), no ginásio Zé do Feijão. Como São José fez melhor campanha no campeonato, as meninas do Taboão precisam vencer no tempo normal ou se empatar ganhar na prorrogação para se sagrarem campeãs, na finalíssima, no dia 5 de julho, às 19h30, no ginásio Tênis Clube, em São José dos Campos.
Contra um time invicto (oito jogos com vitória até a semifinal), o Taboão fez um primeiro tempo irrepreensível e teve as chances mais claras de gol. Aos 17 min59 de bola em jogo, Talia rolou, a adversária falhou, Nathália dominou atrás da defesa e tocou com estilo na saída da goleira: 1 a 0. No início da segunda etapa, porém, São José fez. Surpreendido em contra-ataque, o Taboão não travou passe e deixou Gleice livre na área. A camisa 13 só empurrou: 1 a 1, aos 2min20.
O São José cresceu no jogo, Beatriz recebeu sozinha, mas a goleira Marielle abafou. Aos 12 min18, as visitantes viraram o placar. Taís carregou desde a defesa, tocou entre duas jogadoras do Taboão para Gleice, que mais uma vez dentro da área só escorou: 2 a 1. Mas a 1 minuto e 10 segundos do fim (18min50), a decisiva Nathália, que estava de goleira-linha, pegou sobra de desvio na defesa e encheu o pé para fazer o gol salvador do Taboão, o segundo dela na partida: 2 a 2.
Aos 14min59, após Natalinha sofrer falta de Camila por trás, as duas trocaram empurrões que geraram princípio de briga, mas os elencos as separaram. Ambas foram expulsas e desfalcam as equipes na grande final. No fim, quando faltariam alguns segundos e Taboão atacava, a árbitra Renata Leite disse para atleta não bater lateral que o jogo tinha acabado. “Você vai cobrar para mim, a campainha não tocou, vamos resolver [decidir o campeão] lá em São José”, falou.
“O gol saiu na hora certa, né?”, disse Nathália ao VERBO sobre o empate. Ela, que vestiu a camisa 10 em vez da habitual 17, avaliou que o empate não foi ruim. “A gente pecou em alguns lances de gol [do adversário], até eu mesmo, mas soube administrar bem, o importante era não sair com a derrota. Agora é tudo ou nada, a gente tem que arriscar, até porque elas têm uma vantagenzinha, a final é um jogo à parte, mínimos detalhes podem mudar o jogo”, disse Nathália.
A técnica Cris Souza disse que o Taboão fará um jogo de superação e conta com Susana Reis. “Perdemos uma pivô da melhor qualidade, a Natalinha, e fica um desafio de estratégia para o jogo lá. A gente sabia que para ganhar do São José tinha que ter um jogo perfeito, e foi o nosso primeiro tempo. No segundo, não conseguiu manter a intensidade. Mas a decisão está aberta, vamos recuperar mais a Su, que entrou. Mais do que nunca ela será peça importantíssima”, disse.
Cris questionou as expulsões e o apito final. “Todo mundo correu para separar [as atletas], e ele [árbitro] quis expulsar, mandar na quadra, quem vai para lá, quem vai para cá, não é papel dele fazer isso. Como cobrei quando a bola saiu, faltavam dois segundos. Pode ser criada situação de gol”, disse. Ela se ateve, porém, aos dois chapéus aplicados por Fernanda. “Os lances foram brilhantes, levantaram a torcida. Ela foi a melhor em quadra da nossa equipe hoje”, disse.
O técnico do São José lamentou a vitória ter escapado, mas disse que o time vai estar forte atrás do bicampeonato. “Sabíamos que elas viriam com a goleira-linha, se não abríssemos mais vantagem poderíamos nos complicar. A gente saiu com sabor não amargo, mas também não um sabor bom. Mas vamos trabalhar, não está nada decidido ainda. Vamos fazer uma festa bonita lá para as duas equipes, não para a gente, para o futsal feminino”, disse Marcos Derrico.
DELEGADO
Antes do início do jogo, o delegado da Federação Paulista de Futsal Marcelo Fenga impediu que torcedores do Taboão ocupassem a arquibancada à direita da quadra ao acusar a torcida Super Raça de tumultuar. Questionado pelo VERBO sobre guardas municipais estarem ali para manter a ordem, ele se irritou. “Estamos prezando pela segurança das atletas, não deixando ninguém atrás dos bancos de reserva. Eu dei a ordem, sou o delegado. Está gravando?”, disse.
FICHA TÉCNICA
Taboão da Serra 2 x 2 São José – 1º jogo da final – Campeonato Metropolitano de Futsal Feminino
> Gols – 10. Nathália (Taboão da Serra) – 17:59 1º T / 13. Gleice (São José) – 02:20 2º T / 13. Gleice (São José) – 12:18 2º T / 10. Nathália (Taboão da Serra) – 18:50 2º T
> Arbitragem – Renata Neves Leite / Marcos Paulo Feltrim
Finalíssima
São José x Taboão da Serra – 5.jul.17 (quarta-feira), 19h30, ginásio Tênis Clube, São José dos Campos
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE