À la São Silvestre, 12ª Corrida do Trabalhador acontece nesta 2ª-feira em Taboão

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Nesta segunda-feira, feriado do Dia do Trabalho, Taboão da Serra tem a 12ª Corrida do Trabalhador, na região do São Judas, promovida pela ONG Projeto Aparecendo. Neste ano, a maior competição de rua da cidade tem percurso um pouco maior, de quase 6 quilômetros (5.720 metros), com largada na rua Armando Poci, às 9h, única para as categorias masculina e feminina, sem pelotão de elite. Segundo a organização, 1.200 corredores se inscreveram para a prova.

Corrida dos Trabalhadores em 2016; prova, com quase 6 km e 1.200 inscritos, terá extensa subida na reta final

Com duração de até duas horas, a 12ª Corrida do Trabalhador terá como trajeto estas vias, na periferia de Taboão: rua Armando Poci (largada), rua Guararema, rua Indiana, rua Carlos Marques Teixeira, rua Felipe Del Paggio, rua Guilherme de Almeida, avenida Balbina Rodrigues de Borba, rua Cesária Camargo de Oliveira, rua Martiro Ângelo Derenze, rua Cid Nelson Jordano, rua Vicente Leporace, rua Paulo Augusto de Andrade e, por fim, a rua Iside Betro Lupo Issa (chegada).

Na 12ª Corrida do Trabalhador, a rua Paulo Augusto de Andrade será uma espécie de avenida Brigadeiro Luís Antônio da famosa Corrida de São Silvestre, em São Paulo, pela extensa subida. Idealizador e participante da corrida – cuja primeira edição foi em 2006 -, o vereador Cido da Yafarma (DEM) avalia que a prova neste ano será desafiante como nunca. “São seis quilômetros para aqueles que gostam de superação, por isso falo: será o ‘desafio da serra'”, disse.

A expectativa era repetir o total de inscritos no ano passado, 4 mil corredores. Além de a inscrição ter sido gratuita em 2016, mediante entrega de 2 quilos de alimento, a situação econômica do país deve ter influenciado – a inscrição nesta edição custou R$ 35. Não foi possível manter o mesmo sistema. “Fica muito caro uma corrida profissional. Mesmo assim cobramos uma taxa pequena em comparação a outras corridas”, disse Elizete Lima, da organização, ao VERBO.

Cada atleta inscrito tem direito a camiseta e número no peito, chip para marcar o tempo, água e frutas. Neste ano a premiação foi reformulada, os cinco primeiros, masculino e feminino, receberão dinheiro, além de troféu e brindes como uma televisão de 32 polegadas (1º colocado) e bicicletas (2º ao 5º colocados). A novidade é que nas categorias por faixa etária e moradores de Taboão da Serra, os cinco primeiros, masculino e feminino, também receberão um troféu.

A corrida em 2016 teve a participação de atletas de várias partes do Estado, alguns maratonistas com experiência em competições internacionais. O vencedor entre os homens foi Sérgio Celestino, corredor do Cruzeiro (Minas), bi-campeão, que cumpriu a prova em 17min52s. Entre as mulheres, Maria Regina Santos Seguins, 36, de Tremembé (Vale do Paraíba), foi a campeã, em 21min49s. A segunda colocada foi de Taboão, Conceição de Maria Carvalho (22min46s).

SERVIÇO
12ª Corrida do Trabalhador de Taboão da Serra
Nesta segunda-feira (1º de Maio), na região do Jardim São Judas, com largada às 9h

*Às 14h, atualização, com retificação da via de chegada, após correção da organização

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE
> Leia também Corrida do Trabalhador reúne atletas na periferia de Taboão e tem bi-campeão

comentários

>