Câmara entrega medalha a 26 mulheres; Fernando erra maior número de vereadoras

Especial para o VERBO ONLINE

PEDRO HENRIQUE FEITOSA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

A Câmara de Taboão da Serra realizou na quinta-feira (30) sessão solene em que entregou a medalha “Laurita Ortega Mari” a 26 mulheres com importante participação na história do município, encerrando o mês em homenagem às mulheres. O evento foi conduzido pelas vereadoras do Legislativo taboanense, a presidente da Casa, Joice Silva (PTB), Érica Franquini (PSDB), Priscila Sampaio (PRB) e Rita da Saúde (PSDB), que formaram a mesa-diretora dos trabalhos.

Joice, 1ª mulher presidente da Câmara de Taboão, com as homenageadas Shirlei Gonçalves e Célia Tomilheiro
Vereadores, prefeito e 26 homenageadas com a medalha ‘Laurita Ortega Mari’ ao fim do evento no Legislativo

Nos moldes da escolha da medalha “19 de Fevereiro”, pelo aniversário de Taboão, cada um dos 13 vereadores indicou duas mulheres para homenagear. Entre as escolhidas, foram agraciadas a delegada da mulher Aparecida Alves Janduci, a guarda municipal Cláudia Martinez, a agente pastoral Ana Izabel Inacia Nascimento, a empresária Célia Tomilheiro e a deputada estadual Analice Fernandes (PSDB) – representada pelo marido, o prefeito Fernando Fernandes (PSDB).

Ao abrir a sessão, no plenário da Câmara, que reuniu familiares e amigos das homenageadas e secretários municipais, Joice lembrou a história da mulher cujo nome batiza a medalha, Laurita Ortega Mari (1908-77) – prefeita de Taboão entre 1964 e 1968, primeira mulher no Estado e segunda no país a governar uma cidade – e afirmou que como Laurita – que também foi vereadora – as agraciadas com a medalha representam uma parceria importante com o município.

A homenagem entrou na sexta edição, mas pela primeira vez foi conferida pela Câmara, que se “apropriou” da honraria e a tornou oficial por meio de lei aprovada no dia 14, em iniciativa conjunta das quatro vereadoras da cidade. No ano passado, o evento, organizado pela vereadora Érica, teve uma saia-justa depois que uma das indicadas foi avisada que não receberia a medalha, que foi entregue posteriormente após repercussão negativa. Érica alegou erro da assessoria.

A primeira a organizar a homenagem, porém, foi a ex-vereadora Fausta Leite, em 2012, a pedido da enfermeira Selma Fátima, presidente do Conselho Municipal de Saúde. Como as mulheres só têm conquistas após reagir a injustiças, também em Taboão, a medalha surgiu como protesto pela medalha “19 de Fevereiro” ter poucas mulheres entre as agraciadas. Depois de Fausta, a vereadora Érica assumiu a homenagem. Idealizadora, Selma morreu no ano passado.

Em conversa com o VERBO, Joice falou da emoção pessoal durante o evento e respondeu se a nova homenagem vai servir de inspiração para outras grandes mulheres de Taboão da Serra. “É um grande orgulho ser a primeira presidente mulher desta Casa e poder estar à frente desta comemoração, esta homenagem. Isso é uma essência da mulher, elas já são inspiradas a realizar grandes coisas”, afirmou a vereadora, que pediu um minuto de silêncio em memória a Selma.

Em discurso, Fernando exaltou o papel “indiscutível” da mulher na sociedade atual, rendeu homenagens a Analice, vice-presidente da Assembleia Legislativa, e afirmou que as mulheres representam refúgio e companheirismo, merecedoras de toda gratidão. Ele cometeu um equívoco ao dizer que o atual número de vereadoras é o maior que Taboão já teve, porém esqueceu que numa legislatura chegou a ter cinco – de 1989-92, quando eram 19 cadeiras. Avisado, corrigiu-se.

Em entrevista à imprensa, Fernando elogiou o evento. “Foi bonito e bem organizado, de suma importância para Taboão da Serra. Essas homenagens não são unicamente para essas mulheres. Elas personificam o papel da mulher na nossa cidade, no Brasil e no mundo. A mulher é cada vez mais atuante na sociedade e tem papel fundamental. Essas homenagens carregam todo o reconhecimento à importância da mulher na sociedade e nas nossas vidas”, afirmou.

Os vereadores fizeram breves discursos e entregaram as medalhas a cada uma das homenageadas que indicaram. Nas falas, exaltaram a importância da mulher, homenagearam as mães, esposas, citaram uma canção de Erasmo Carlos sobre a força feminina, exaltaram o pioneirismo de Taboão da Serra em prestar homenagem oficial às mulheres. No final, o prefeito e os vereadores André da Sorriso (PSDB) e Jonathan Noventa (PTB) entregaram flores às vereadoras.

VEJA MULHERES HOMENAGEADAS COM A MEDALHA ‘LAURITA ORTEGA MARI’ EM TABOÃO DA SERRA
> Vereador Alex Bodinho (PPS)
Ana Izabel Inacia Nascimento
Josefina Aparecida Olimpio
> Vereador André da Sorriso (PSDB)
Analice Fernandes
Arlete Silva
> Vereador Eduardo Nóbrega (PSDB)
Cláudia Martinez
Sonia Maria Martins da Silva
> Vereador Carlinhos do Leme (PSDB)
Marilene da Silva Santos Oliveira
Maria Rita Jesus Oliveira
> Vereadora Érica Franquini (PSDB)
Elenita Ribeiro de Santana de Souza
Zélia Margarida Carolina
> Vereadora Joice Silva (PTB)
Shirlei Gonçalves
Célia Tomilheiro
> Vereador Johnatan Noventa (PTB)
Maria Aparecida de Paula
Maria Luisa da Silva Pereira
> Vereador Cido da Yafarma (DEM)
Euridice Gomes Ramalho
Limdinalva Ferreira de Souza
> Vereador Marcos Paulo (PPS)
Rosalia Martins de Souza
Severina Monteiro da Silva
> Vereadora Priscila Sampaio (PRB)
Maria Ciclê de Lima Silva
Maria de Lourdes Souza Matos
> Vereadora Rita da Saúde (PSDB)
Isabel Cristina Barbosa
Marluci dos Santos Mathias
> Vereador Ronaldo Onishi (SD)
Aparecida Alves Janduci
Elisa Alencar Galles Coelho
> Vereador Professor Moreira (PSD)
Luzia do Carmo Kapp da Silva Aprígio
Sandra Denise dos Santos

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>