ANA PAULA TIMÓTEO
Especial para o VERBO ONLINE
Com a emancipação político-administrativa conquistada em 1992, São Lourenço da Serra comemorou 25 anos de município neste domingo (12), quando teve desfile cívico de alunos das escolas municipais e inauguraria uma academia. A programação de aniversário começou no sábado com apresentação de artistas locais, mas as principais atrações foram reservadas para esta segunda-feira, com shows de cantores sertanejos, na praça 10 de Agosto (centro).
Subirão ao grande palco montado na praça central Edson e Hudson, Hugo Pena, Caio Mendes, e César Menotti e Fabiano, a partir das 19h. Os shows são gratuitos, mas a prefeitura pede a doação de 1 quilo de alimento para ser destinado a famílias carentes do município. “Quero convidar você e sua família para comemorar conosco o aniversário da cidade de São Lourenço da Serra”, diz o prefeito Arizinho (SD), que assumiu o governo municipal em janeiro.
Durante o desfile dos estudantes e outros grupos convidados neste domingo, o prefeito recebeu no palanque o deputado federal Paulinho da Força, do mesmo partido de Arizinho, a deputada estadual Clélia Gomes (PHS), o vereador de São Paulo Ota (PSB), e o prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) – que estava acompanhado do secretário de Serviços Urbanos, Léo Novais, virtual candidato a deputado estadual em 2018 com apoio de Ney.
HISTÓRIA
A história de São Lourenço da Serra tem início no século 18, época do Brasil colônia e bandeirantes que desbravavam os sertões em busca de ouro e índios para escravizar. O núcleo indígena que se formou é hoje o bairro Aldeinha, na divisa com Itapecerica da Serra. Com o passar do tempo, as duas fazendas originais se transformaram em um povoado inicialmente chamado “Vilarejo dos Borbas”. Depois, o nome foi mudado para bairro de São Lourenço da Serra.
Com o crescimento econômico do lugar, foi criado em 1953 o distrito de São Lourenço, do município de Itapecerica. Em 1991, com 7 mil habitantes, o distrito fez plebiscito em que a maioria votou a favor da emancipação, mas a Assembleia Legislativa negou. Em 12 de março de 92, por decreto do governador Luiz Antônio Fleury, São Lourenço foi emancipada – a expressão “da Serra” é uma homenagem à cidade-mãe Itapecerica e para se distinguir da mineira São Lourenço.
Apesar de localizada a apenas 52 km da capital de São Paulo, São Lourenço guarda ainda ar e sossego do interior, com muito verde do bioma mata-atlântica, que faz com que seja chamada de “Cidade Natureza”. Com área de 186,7 km² e população estimada em 2016 de 18.852 habitantes, a cidade vive o desafio de conciliar oferta de mercado de trabalho e qualidade de vida, o que inclui preservar o meio ambiente, com território 100% em área de proteção aos mananciais.
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE