Blocos ‘salvam’ e abrem Carnaval em Embu; Desbundasartes satiriza Donald Trump

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

O Carnaval em Embu das Artes teve abertura neste sábado (25) com apresentação de três blocos de rua – Barata, Desbundasartes e Kambinda – que começou à tarde e entrou pela noite na praça central e Centro Histórico da cidade, em festa popular que fez a alegria de centenas de moradores, turistas e até lojistas que não resistiram à “verdadeira” folia de momo. Pessoas de todas as idades e famílias inteiras fantasiadas ou com simples adereço brincaram a valer.

Irreverente bloco Desbundasartes anima foliões de todas as idades no Carnaval no Centro Histórico de Embu
Foliões em frente ao Museu dos Jesuítas com ‘afeminado’ Trump em sátira ao polêmico presidente americano

Após o bloco do Barata, o irreverente Desbundasartes colocou no largo 21 de Abril o marcante estandarte e banda eletrizante – com um dos músicos com as nádegas aparente por baixo de rasgo na calça – e levou o público a cantar e pular ao som das tradicionais marchinhas, além da composição carnavalesca do grupo, com a letra “Primeiramente! / Sem presidente / Vem pra rua com a gente / Vem pra cá Desbundar”, em crítica ao “desgoverno” Michel Temer (PMDB).

Depois de “esquenta” vibrante no “marco zero” de Embu, diante do coreto tomado de foliões com sorrisos largos, o Desbundasartes iniciou desfile por travessa a caminho do Museu dos Jesuítas, quando uma comerciante foi até a porta do estabelecimento e gingou com os dedos indicadores para o alto. “Sou lojista e moro aqui há mais de 25 anos, esse é o verdadeiro Carnaval, tem marchinha, é família. Só não estou lá também por estar trabalhando”, disse Marli Finco, 57.

O Desbundasartes arrastou os foliões até a frente do antigo templo católico símbolo da fundação de Embu e realizou performance no local em recado de que já faz parte da história de Embu, com cinco anos de existência, e reafirmação da instigante ideia da convivência entre sagrado e profano. O bloco desfilou com um mini-carro alegórico com boneco (laranja) de Donald Trump fazendo biquinho e de brincos, em sátira ao polêmico presidente dos Estados Unidos.

“No Carvanal de Embu temos sempre a vontade de fazer a desconstrução de certas coisas estabelecidas. Essa estrutura montada é um Trump afeminado e em cima do muro, que representa a posição do presidente contra todas as minorias e sobre a proibição aos imigrantes na fronteira com o México. Isso é ótimo para o Carnaval. Já a concentração em frente à igreja é a mesma coisa de Nossa Senhora na avenida lá em São Paulo”, disse o artista plástico Renato Gonda.

Depois, o Desbundasartes retomou o desfile entre barracas da feira de artes e mesas de bares, cujos frequentadores também caíram na folia. Quando já era noite, o grupo voltou à praça e encontrou o bloco da Kambinda, do Teatro Popular Solano Trindade, idealizado pela artista Raquel Trindade. Após encontro dos estandartes, a folia terminou com a dança do maracatu. O Carnaval em Embu segue neste domingo, no centro, e segunda e terça, no Jardim Santa Tereza.

Em janeiro, o então prefeito interino Hugo Prado (PSB) anunciou que não liberaria verba para o Carnaval por causa do endividamento da prefeitura. O prefeito eleito Ney Santos (PRB) assumiu o cargo e manteve a decisão. “O Carnaval é uma festa popular. A participação da prefeitura é apoio, foi fazer ofício à Polícia Militar, à GCM [Guarda] para segurança e pedir para o trânsito fechar a rua. Só isso, não teve custo nenhum”, disse a secretária de Cultura, Rosana Almeida.

“O Carnaval é muito válido, mas tem que começar no dia seguinte que terminou, eles [blocos] têm que se organizar, não depender da prefeitura para fazer”, afirmou Rosana. “Foi uma luta dos blocos, havia inicialmente a intenção de não ter Carnaval. Depois de reuniões, teve apoio do governo, que é excelente, na infraestrutura, com banheiros químicos. Embu tem que se fortalecer no Carnaval de rua, com participação popular, criança brincando junto”, ressaltou Gonda.

PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL EM EMBU DAS ARTES 2017 – gratuito
Centro
Neste domingo (26), das 15h às 20h
Apresentação dos blocos do Barata, Desbundasartes e Kambinda
Local: largo 21 de Abril, centro (em frente ao Banco do Brasil)

Santa Tereza
Nesta segunda-feira (27)
14h – Abertura com DJ e música
16h às 20h – Apresentação dos blocos Kambinda e Desbundasartes
Local: rua Belgrado, Jardim Santa Tereza

Santa Tereza
Terça-feira (28)
14h – Abertura com DJ e música
16h às 20h – Apresentação dos blocos Unidos do Santa Tereza e Menino Arteiro
Local: rua Belgrado, Jardim Santa Tereza

Realização: Liga Independente de Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba de Embu

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>