ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
O Cats-Taboão da Serra só empatou com o Flamengo por 2 a 2 em casa, no estádio José Feres, e conquistou apenas o primeiro ponto em quatro jogos no Campeonato Paulista da terceira divisão, neste sábado (11). Mesmo com veteranos em campo – o zagueiro André Luis, meia Adriano Gabiru e o atacante Acosta – e contra um adversário que também não tinha ainda pontuado no estadual, o time não conseguiu superar a equipe de Guarulhos, no duelo dos desesperados.
Para sair do zero na tabela, o Cats partiu para o ataque e se expôs aos contra-golpes do rubro-negro. O time tomou o gol, porém, após recuo fraco do volante-capitão Tiago Silva. O atacante Danilo dominou a bola, invadiu a área e tocou na saída do goleiro Thiago: 1 a 0, aos 18 minutos – o Cats saía atrás no placar de novo logo no início da partida. A equipe pressionou, em bola alçada na área, Teco testou firme, mas no meio da meta, e o goleiro Wagner espalmou.
O Cats achou, porém, o empate já no fim dos acréscimos. William recebeu pela esquerda e na entrada da área bateu cruzado, a bola tocou na trave e entrou no canto oposto: 1 a 1, aos 50 minutos, para alívio do time, no fim do 1º tempo. “Vê se volta com tesão”, gritou o presidente Anderson Nóbrega para o elenco. O Taboão voltou à segunda etapa com o atacante Caio no lugar do apático Gabiru e foi mais veloz e agressivo. O Flamengo recorria a lançamentos para a área.
Foi em bola alçada que o time guarulhense desempatou, após falta na intermediária, desnecessária, dura, de Danilo, que levou cartão amarelo – e as mãos à cabeça após a conclusão do lance. Na cobrança, Bahiano subiu atrás da zaga e cabeceou forte no canto, aos 8 minutos: 2 a 1 para o Flamengo, em golpe no ímpeto do anfitrião de virar o placar. O Cats trocou Danilo por Wesley e o “medalhão” Acosta por Daniel e foi com tudo à frente, investindo pelas duas laterais.
Com a defesa descobrindo como anular os “chuveirinhos” e atuação segura de André Luis nos desarmes, no segundo jogo pelo time e estreia em casa, o Cats sufocou e empatou. Aos 32 minutos, após cobrança de escanteio de William na segunda trave, Teco subiu no “último andar” e testou no canto: 2 a 2, para vibração na arquibancada com 180 pagantes. Teco teve outra grande chance, ao dominar no peito e chutar à queima-roupa, mas o goleiro, bem colocado, defendeu.
O resultado foi ruim para Cats e Flamento, mas pior ainda para o Taboão, mandante. Após o jogo, o técnico Axel disse pensar em deixar o comando do time. “Tomar gols sempre no início dos jogos é muito complicado, o ser humano é passível de erro, mas nossa equipe está errando demais, neste começo de campeonato já errou tudo o que se pode errar dentro de uma competição. Para mim, esse empate foi derrota, faz até a gente pensar se continua ou não”, disse.
Após falar com jornalistas, Axel conversou com o presidente, na sombra de uma árvore, e recebeu “carta branca” do dirigente. “Ele fica, o Axel tem um trabalho bom, subiu o time no ano passado, agora está com dificuldades, montamos o elenco atrasado, mas já houve evolução, não merecíamos perder [os jogos disputados]”, disse Anderson. Na zona de rebaixamento, o Cats tem 15 jogos para se reerguer no Paulista da A3, que rebaixará seis times entre 20 participantes.
O atacante Caio analisou o jogo como o dirigente e lamentou a conquista de apenas um ponto. “O sentimento é de insatisfação, a gente podia ter ganho. Agora é trabalhar, no meio da semana já tem jogo, vamos conseguir a primeira vitória e embalar”, disse. Na quarta-feira (15), o Cats vai a Catanduva enfrentar o Catanduvense, no estádio Sílvio Salles, às 19h30. No mesmo dia, o Flamengo pega o Rio Branco, no estádio Antônio Soares de Oliveira, em Guarulhos, às 16h.
FICHA TÉCNICA
> Cats-Taboão da Serra 2 x 2 Flamengo
> Cats-Taboão da Serra – 1. Thiago / 2. Vinicius / 3. André Luis / 4. Chaba / 5. Tiago Silva / 6. Willian / 7. Danilo (16. Wesley) / 8. Gualberto / 9. Acosta (18. Daniel) / 10. Adriano Gabiru (17. Caio) / 11. Teco – Téc.: Axel
> Flamengo – 1. Wagner / 2. Everton / 3. Edson / 4. Igor / 5. André Luiz / 6. Leandro / 7. Milton / 8. Kairon (14. Fabio) / 9. Danilo (16. Bahiano) / 10. Victor / 11. Rafael (18. Luciano) – Téc.: Tom
> Gols – 9. Danilo (Flamengo) – 18 min do 1º tempo / 6. William (Cats-Taboão) – 50 min do 1º tempo / 16. Bahiano – 8 min do 2º tempo / 11. Teco – 32 min do 2º tempo