Sem Túlio, mas com Gabiru e Acosta, Cats perde em casa na estreia na série A3

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Sem Túlio Maravilha, que rescindiu contrato, mas com Adriano Gabiru e Acosta, que foram titulares, o Cats-Taboão da Serra estreou mal no Campeonato Paulista da terceira divisão e perdeu para a Matonense por 2 a 0, em casa, no estádio municipal Ver. José Feres, na tarde de sábado (29). O clube, que jogou a quarta e derradeira divisão do estadual nos últimos três anos, voltou à serie A3 – que disputou em 2011 e 2012 – após a desistência do Atlético Sorocaba.

Uruguaio Acosta sofre marcação cerrada na derrota do Cats para a Matonense (2 a 0), com arquibancada vazia
Cats pressionava, mas após lançamento de tiro de meta Zé Marcelo chuta para fazer o 2º gol e ‘matar’ o jogo

Na nova divisão, o Cats levou o gol logo no início do jogo, aos 3 minutos. Após a defesa tentar afastar cobrança de escanteio, o meia João Lucas pegou o rebote e bateu na entrada da área para fazer a bola morrer dentro da meta adversária: 1 a 0 para a Matonense. O Taboão foi ao ataque, mas sem objetividade levou a desvantagem do marcador para o intervalo. Na segunda etapa, o time explorou mais as laterais e foi mais aguerrido, mas não conseguia finalizar.

Aos 22 minutos, porém, Gabiru recebeu cruzamento na área e testou firme, mas o goleiro Marcelo espalmou e evitou o empate do Cats, que já pressionava. Após entradas dos atacantes Wender e Igor – aproveitados da Copa São Paulo -, o time ficou mais agressivo, e parecia que empataria. Mas aos 39, após o arqueiro da Matonense repor a bola em jogo, o atacante Zé Marcelo recebeu na área do Cats e bateu no canto para fazer 2 a 0, numa “ducha de água fria” para Taboão.

O uruguaio Acosta, 40, creditou o resultado ao placar adverso logo de cara. “Precisa ter mais atenção, não pode tomar gol com 3 minutos de jogo, o cara ficou sozinho numa bola que a gente trabalhou ontem. Mas tivemos chances de gol, não fizemos, e eles num contra-ataque mataram o jogo. O campeonato é difícil, muita correria, mas a gente não foi tão mal, só que fizeram gol agora no finzinho. A bola pune”, disse o veterano camisa 9 do Cats, que sofreu forte marcação.

O técnico Axel se irritou com a apresentação do time. “O que mais lamento é tomar gol como tomamos. O primeiro foi de bola parada, uma falha, cada um sabe o seu posicionamento, tem que marcar. Tomar gol aos 3 minutos dificulta. No momento em que a equipe cresceu, tomamos o segundo num lançamento de tiro de meta. É inadmissível. Tenho muita dificuldade de digerir essa derrota. Com todo respeito à Matonense, tínhamos totais condições de vencer”, analisou.

Apesar do revés, Axel gostou da atuação de Gabiru, 39, e Acosta. “Pela idade deles, pelo jogo como foi. O Acosta jogou os 90 minutos, lutou, criou espaço para os companheiros. O Gabiru quase fez o gol de cabeça. Agora, o conjunto não funcionou bem. Se funcionasse, os dois renderiam muito mais”, falou. Ele disse que o veterano zagueiro André Luís “já está trabalhando” para estrear e que o time terá mais reforços. “Temos outros bons jogadores para chegar”, disse.

Axel disse que a escolha será criteriosa. “A gente vai estudar bastante, não serão peças que vão compor o elenco, vão ter que chegar para jogar”, afirmou. Sobre Túlio, de 47 anos, ele evitou lamentar ou supervalorizar um atleta que não se somou ao grupo. “Não tenho como falar do Túlio como atleta, não sei dizer se ele ajudaria ou não, não tive tempo de trabalhar com o Túlio, tampouco [o vi] jogar aqui. O Túlio foi bom em questão de marketing para o clube”, comentou.

A diretoria tinha a expectativa de que Túlio jogasse, mas que atraísse também torcedor. No estádio com capacidade ampliada para 7 mil lugares como exigência para disputar a A3, apenas 375 torcedores assistiram ao jogo – a torcida Super Raça não compareceu. Agora, o Cats joga fora de casa, contra o Marília, no sábado (4), no estádio Bento de Abreu, às 19h. Já a Matonense enfrenta o Comercial no domingo (5), às 10h, no estádio Hudson Buck, em Matão.

O Paulista da série A3 em 2017 é disputado por 20 times, formando apenas um grupo, que jogarão entre si em turno único, em que se classificam para as quartas-de-final os oito clubes com maior número de pontos ganhos nessa fase – o número de mandos de jogos de cada clube foi determinado por “critério técnico”. Após a primeira fase, os seis clubes com menor número de pontos ganhos serão rebaixados para a quarta divisão. O campeonato vai até 28 de maio.

FICHA TÉCNICA
> Cats-Taboão da Serra 0 x 2 Matonense
> Cats-Taboão da Serra – 1. Victor Mathias / 2. Vinicius / 3. Eduardo Alves / 4. Rafael / 5. Tiago Silva / 6. Willian / 7. Caio (17. Igor) / 8. Gualberto / 9. Acosta / 10. Adriano Gabiru (14. Weslen) / 11. Danilo (16. Wender) – Téc.: Axel
> Matonense – 1. Marcelo Henrique / 2. Alisson / 4. Jean / 5. Miler / 6. Dener / 7. Alcides / 9. Romário (18. Everton) / 10. João Lucas / 11. Zé Raimundo (19. Zé Marcelo) / 14. Ademir / 13. Antonio – Téc.: João Martins
> Gols – 10. João Lucas (Matonense) – 3 min do 1º tempo / 19. Zé Marcelo (Matonense) – 39 min do 2º tempo

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>