Após receber ‘dinheiro ilícito’ de Ney, Dr. Peter é diplomado e irá tomar posse

Especial para o VERBO ONLINE

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Embu das Artes

O vice-prefeito eleito de Embu das Artes, Peter Calderoni (PMDB), foi diplomado nesta quarta-feira pela Justiça Eleitoral, somente 18 dias depois da posse dos eleitos no ano passado, após obter liminar ao entrar com mandado de segurança no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ele tinha tido a diplomação suspensa por conta de parte da chapa encabeçada pelo prefeito eleito Ney Santos (PRB) ter sido financiada pelo dinheiro do crime organizado, segundo o Ministério Público.

Com apoiador, Dr. Peter (PMDB) exibe diploma de eleito; ao fundo, presidente do partido dele, Fábio Pereira

A Justiça de Embu tinha decidido que “integrante de chapa deve se informar o suficiente para conhecer a procedência dos demais integrantes e de quem financia a campanha, sob pena de, não o fazendo, arcar com os efeitos jurídicos”. O ministro do TSE Napoleão Maia Filho aceitou alegação da defesa de Dr. Peter de que “o impetrante declara que apenas 5% dos valores arrecadados na sua campanha foram oriundos de recursos próprios investidos pelo prefeito eleito”.

Maia Filho determinou a posse do vice, “bem como do titular da chapa, Claudinei Alves dos Santos [nome verdadeiro de Ney]”. Com a decisão, Dr. Peter pode assumir como vice-prefeito. Já Ney ainda não pode ser empossado no cargo por ser alvo de mandado de prisão. Ney foi diplomado também nesta quarta, mas por procuração a advogado. Ele está foragido há 40 dias, desde 9 de dezembro, denunciado pelo Gaeco (grupo de combate ao crime organizado) do MP.

Conforme apurou o VERBO, após Dr. Peter retirar o certificado de eleito no Fórum de Embu, assessores e aliados de Ney festejaram a diplomação do vice no gabinete do prefeito. Eles estenderam a comemoração em reunião maior, com “todo o pessoal” do prefeito foragido, em hotel de propriedade da família do secretário de Mobilidade Urbana, Gustavo do Rancho. A expectativa era de que na noite desta quarta os partidários de Ney “preparassem” a posse de Dr. Peter.

Dr. Peter assumirá no lugar do prefeito interino Hugo Prado (PSB), que irá presidir a Câmara. Curiosamente, quando impedido pela Justiça, Dr. Peter chegou a acompanhar Hugo em reuniões com moradores, como a “despachar” com o prefeito. Agora, assumirá de fato, mas à espera de Ney tomar posse. Na terça, assessores do foragido andaram pelo pátio da prefeitura checando portas de entrada e saída. Nesta quarta, um helicóptero sobrevoava o centro – da polícia.

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>