ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE
O Cats (Clube Atlético Taboão da Serra) sofreu goleada do Internacional de Porto Alegre por 6 a 0 e foi eliminado da 48ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, na segunda fase, na noite desta quarta-feira (11), no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos. Classificado em segundo lugar na fase de grupos, após uma vitória e dois empates, o time deixou o torneio logo na etapa seguinte, apesar da expectativa de chegar pelo menos a duas fases à frente (quartas-de-final).
O Cats repetiu as duas últimas campanhas na Copinha. No ano passado, deixou a competição ao perder para o São Paulo só nos pênaltis (3 a 5), após empatar nos 90 minutos (2 a 2) – foi chamado pela torcida que foi à arena Barueri de “time de guerreiros”. Na fase de grupos, teve desempenho até pior (uma vitória e duas derrotas). Em 2015, o Cats caiu também na segunda fase diante do Flamengo (3 a 0), apesar das duas vitórias e um empate na etapa classificatória.
Em 2014, o Cats fez a melhor Copa São Paulo na história do clube ao chegar até as quartas-de-final (entre oito melhores times da competição), quando perdeu para o poderoso Santos. Naquele ano, o time teve o atacante Gustavo como um dos artilheiros, com nove gols – marcados por outros dois atletas, do Santos. O Cats venceu os cinco jogos anteriores, entre eles dois times de peso (5 x 1 Luverdense, 3 x 2 São Caetano, 2 x 0 Grêmio, 3 x 2 São Bernardo e 5 x 1 Audax).
O Cats não disputou a Copa São Paulo em 2013. Nas quatro edições anteriores, foi eliminado sempre na primeira fase – em 2012, 2011 e 2010, foram duas derrotas e uma vitória; em 2009, duas vitórias e uma derrota, mas não passou à segunda fase. Em 2008, o time fez a melhor campanha até a Copinha de 2014. Naquele ano, após duas vitórias e um empate na etapa de classificação, chegou às oitavas (entre 16 melhores times) – foi derrotado pelo Rio Branco (1 a 3).
Na goleada que custou a eliminação neste ano, o Cats não conseguiu administrar o jogo contra o adversário favorito e tomou uma “ducha de água fria” logo no início. Após cobrança de escanteio, André aproveitou a confusão na área e completou para o gol, abrindo o placar, aos 3 minutos. O Taboão cresceu após ficar em desvantagem e respondeu aos 15 minutos, quando Gabriel tocou para Guilherme, que arrematou. O goleiro colorado Luiz Felipe fez grande defesa.
Mas o Inter era praticamente mortal nas chegadas ao ataque. Aos 24 minutos, Guilherme dominou na entrada da área e acertou um belo chute no canto: 2 a 0. Três minutos depois, André se livrou de dois marcadores e deu chute que explodiu na defesa. No rebote, Ramiro fuzilou o goleiro: 3 a 0. O Inter passou a administrar o jogo, o Cats, a buscar o contra-ataque, sem perigo. Aos 43, Guilherme foi derrubado na área. Luis Felipe bateu o pênalti de cavadinha: 4 a 0.
Na segunda etapa, o Inter procurou valorizar a posse de bola e não se expor. O Cats tentava furar o bloqueio colorado para descontar. Mas foi o Inter que anotou mais um. Aos 14 minutos, Bruno José avançou pelo meio e chutou no canto: 5 a 0. Aos 25, André teve a chance de fazer o sexto, mas parou no goleiro Hudson. Aos 38, Mila invadiu a área e tocou na saída do goleiro para fechar a goleada: 6 a 0. Na próxima fase, o Inter pega o Ceará, que bateu o Mogi Mirim (2 a 1).
FICHA TÉCNICA
Internacional 6 x 0 Cats-Taboão da Serra
Gols – 9. André (Inter) – 3 min; 20. Guilherme (Inter) – 24 min; 10. Ramiro (Inter) – 27 min; 11. Luís Felipe (Inter) – 43 min – 1º tempo / 7. Bruno José (Inter) – 14 min; 18. Mila (Inter) – 38 min