ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
O Cats (Clube Atlético Taboão da Serra) estreou na 48ª Copa São Paulo de Futebol Júnior com vitória sofrida, de virada (2 a 1), contra o Luverdense-MT, na tarde desta quarta-feira (4), no estádio municipal José Feres, em Taboão – uma das 30 cidades-sede neste ano do principal torneio das categorias de base do futebol brasileiro (atletas entre 15 e 19 anos). Com os três pontos, o time treinado pelo técnico Axel divide a liderança do grupo 19 com o Ceará, que também venceu.
Com o estádio – que ganhou novas áreas de arquibancada atrás de um dos gols e passou a ter 7 mil lugares – quase lotado, o Cats viu o adversário sair na frente. Após Taboão pôr a bola pela linha lateral, o time mato-grossense cobrou rápido o arremesso, a bola foi escorada para trás e depois tocada para o camisa 10 – Mauricio, que na altura da marca do pênalti cabeceou entre a zaga no canto direito do goleiro Hudson: 1 a 0 para o Luverdense, aos 17 minutos de jogo.
O Cats reagiu rápido, três minutos depois. Em subida pela esquerda, Gabriel Silva cobrou lateral para dentro da área, Lucas desviou de peito para Igor, que se projetou e quase no bico da pequena área encheu o pé rasteiro no canto direito do goleiro Gabriel, em bonito gol: 1 a 1. Sob sol escaldante, o Taboão não conseguiu desempatar no primeiro tempo. No segundo, teve reais chances de marcar, até com um chute cara a cara, mas fraco que o goleiro espalmou.
No fim, após lançamento em profundidade de Igor, autor do gol do Cats, Caio fez um domínio difícil na área, cortou o zagueiro e tocou para trás, Matheus chutou cruzado, à esquerda. O árbitro Dermival Gomes apontou que resvalou e marcou escanteio, porém, pelo lado direito. Orientado pelo técnico Axel à beira do campo, o mesmo Igor cobrou na segunda trave, o zagueiro Lucas Brito subiu entre a zaga e cabeceou certeiro no canto direito do goleiro, aos 48: 2 a 1.
Com o apito final do árbitro – que tinha acrescido até os 49 -, a torcida foi à loucura. Um ilustre torcedor foi festejar com o time, Gustavo, atacante do Corinthians que foi revelado pelo Cats, em 2014, quando foi um dos artilheiros e o Cats fez a melhor campanha na Copinha, ao chegar às quartas-de-final. “Haja coração, ainda bem que ganharam. Estou com o pé quente, é a segunda vez que venho ver a estreia dos meninos e eles ganham”, disse Gustavo ao VERBO.
Axel disse que os garotos do Cats fizeram jogo de superação. “A equipe foi bem, é difícil nesta idade pegar um estádio cheio, ouvir a torcida gritar o nome do jogador, é uma sensação nova para eles, abala um pouco o emocional, mas superaram essa etapa em vista de ser um jogador profissional de alto rendimento. Mesmo tomando o gol, a equipe manteve o equilíbrio, conseguimos criar uma jogada ensaiada de lateral e empatamos o jogo”, disse à reportagem.
“Desde o início, procuramos o gol, a equipe deles usou a estratégia do contra-ataque, conseguimos neutralizar e insistimos com jogadas de articulação. Mesmo no último minuto, conseguimos criar uma boa jogada em diagonal, saiu o escanteio e conseguimos virar o jogo. Acredito que fomos merecedores, não foi por acaso. Porém, a alegria é momentânea, temos ainda mais dois jogos e precisamos conseguir a classificação, e vamos lutar por ela”, disse Axel.
Para “estudar” os próximos adversários, o técnico do Taboão assistiu ao Ceará vencer o Madureira-RJ por 2 a 1 em partida disputada em seguida. Sempre no estádio José Feres, o Cats volta a entrar em campo pela Copa São Paulo nesta sexta-feira (6), contra o Madureira, às 14h. Na sequência, o Luverdense pega o Ceará, às 16h. Nos últimos confrontos da fase de classificação, no domingo (8), o Madureira enfrenta o Luverdense, às 14h, e o Cats encara o Ceará, às 16h.
FICHA TÉCNICA
Cats-Taboão da Serra 2 x 1 Luverdense-MT
Gols – 10. Mauricio (Luverdense-MT), aos 17 min; e 20. Igor (Cats), aos 21 min – 1º tempo / 4. Lucas Brito (Cats), aos 48 min – 2º tempo
Próximos jogos do Grupo 19
Cats-Taboão x Madureira-RJ – sexta-feira (6), às 14h, no estádio José Feres
Luverdense-MT x Ceará – sexta-feira (6), às 16h, no estádio José Feres