ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes
Um ano depois de moradores de Embu das Artes reprovarem os enfeites natalinos no centro da cidade – turística – e o prefeito Chico Brito (sem partido) prometer uma bonita decoração de Natal para este ano, a praça central não tem sequer uma lâmpada, uma bola colorida ou outro símbolo como o presépio com a figura do menino Jesus ou Papai Noel que lembre 25 de Dezembro. Pior, os embuenses e visitantes veem o local “mal iluminado”, “triste” e “largado”.
No ano passado, munícipes “invadiram” o Facebook para manifestar decepção e até se disseram envergonhados com a iluminação de Natal na praça central, no largo 21 de Abril, vista como paupérrima ou de mau gosto. Não hesitaram em fazer comparação com a superprodução de enfeites e luzes do município vizinho, Taboão da Serra. Aqueles mais inconformados disseram que era melhor Embu, uma cidade turística, não ter e a chamaram de “lixo de decoração”.
O VERBO foi ao centro e viu a praça pouco iluminada, escura em muitos pontos, muitas árvores com piscas-piscas apagados e decoração mínima ou que não lembrava o Natal. “Está tudo falhado [luzes], poderia fazer algo mais bonito, que valoriza mais a cidade”, disse Tatiane Nascimento, 30, com três crianças, mas que não parou para ver a praça. A decoração não era ecológica, como alardeou a prefeitura. Lâmpadas foram fixadas em algumas árvores com pregos.
Contudo, alguns internautas observaram e reconheceram que “a decoração da praça foi feita pelo Colégio Adventista [de Embu], e não pela prefeitura”, apontou a internauta Karol Dalberto. “Legal, a [decoração da] praça de Embu foi patrocinada por um colégio que tentou fazer o seu melhor. Dinheiro dos impostos que pagamos vai para o ralo né? Até para simples coisas não tem nada a ver com a prefeitura, os caras não gastam nem com pisca-pisca”, criticou Mendez.
Em inauguração no São Marcos, Chico foi cobrado durante discurso por uma moradora a pôr decoração de Natal no bairro. “Não é que eu não acho bonito, só que temos outras prioridades”, afirmou. Ele prometeu, porém, para este ano. “A senhora pode ter certeza, no ano que vem, que é o meu último de mandato – para este ano não deu -, vou arrumar uns empresários que vão me ajudar a iluminar e colocar enfeite de Natal em todas as praças da nossa cidade”, disse.
O VERBO voltou à praça central, às vésperas do Natal, para ver se a promessa do prefeito, pelo menos lá, foi cumprida, mas nem vestígio, só desapontamento. “Aqui não tem nada, né? Tudo apagado, a cidade é turística, devia ser mais atrativa para o povo e para o pessoal de fora que vem visitar”, disse o estudante Honaipci Cardoso, 25. “O que chama para vir aqui? Se for ao Taboão, a praça está parecendo um formigueiro”, disse a farmacêutica Marisa de Oliveira, 28.
Um casal morador de Embu – no Jardim Independência – se disse “frustrado”. “Eu comentava agora com a minha esposa, parece que aqui está largado, o Natal é um sentimento tão legal e aí você vem à praça central e não tem nenhum enfeite, nenhuma árvore de Natal, um pisca-pisca, está meio abandonado. Imagine essa praça, que é bonita, enfeitada, ia ter muito mais turistas, as pessoas iam se empolgar mais em vir”, disse o bancário Edson Olímpio, 40.
“Parece uma falta de atenção e cuidado com o lugar, com os moradores e os turistas. A gente traz as nossas crianças, inclusive veio passear agora, se tivesse uma decoração, já era um atrativo, tiraria foto, já chamaria mais atenção. E tem o sentimento do Natal, mas o sentimento que a gente ficou aqui foi de abandono”, disse a dona de casa Denise Gomes, 37. Após falar com a reportagem, o casal, com dois filhos, foi embora. Procurado, o governo Chico não se manifestou.
> Compartilhe na fanpage do VERBO ONLINE
> LEIA TAMBÉM Moradores dizem ter ‘vergonha’ de decoração de Natal no centro de Embu