Assaltantes apavoram funcionários e usuários em arrastão em UBS em Taboão

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

A UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Suiná (região do Pirajuçara), em Taboão da Serra, sofreu um arrastão em plena manhã desta quinta-feira (24) que aterrorizou profissionais que trabalham no posto e moradores em atendimento. Um homem moreno, magro, de 1,70 metro de altura, de 25 a 30 anos invadiu a UBS com uma arma de fogo, andou pelo prédio e roubou celulares e bolsas de funcionários e pacientes, que ficaram em pânico e chegaram a passar mal.

UBS Suiná no fim da tarde e com portões fechados e viatura da GCM na porta após ser assaltada nesta quinta

O criminoso abordou atendentes na sala de marcação de consultas de especialidades e pais com os filhos à espera de atendimento na ala com consultório de pediatria. A UBS tinha muitos usuários na hora do assalto, inclusive muitas crianças pequenas. “As mães entraram em pânico, o bandido apontou a arma para as crianças, para os pacientes. Foi uma gritaria. Muitas pessoas passaram mal, inclusive funcionários, e foram medicados”, disse uma testemunha.

Na saída, o homem, com os pertences roubados, voltou a apontar a arma para a cabeça de pacientes e funcionários e ainda ameaçou a recepção. Ele não agiu sozinho, um ou dois comparsas ficaram do lado de fora, para dar suporte. Com o estado das vítimas, a UBS foi fechada logo após o assalto, que ocorreu por volta das 10h. “As pessoas estavam em crises de pânico, muitos funcionários em crise hipertensiva. Estamos todos em choque”, relatou uma profissional.

A Polícia Militar e a Guarda Municipal teriam chegado logo que foram chamadas e fizeram buscas pelos assaltantes na região, mas sem sucesso. Integrantes das secretarias de Segurança e Saúde foram à UBS e fizeram reunião com os funcionários. Colocaram dois guardas municipais e reabriram a UBS ao meio-dia. Momentaneamente, a GCM irá deixar um guarda na porta. Nesta sexta-feira, a unidade terá atendimento normal – nenhum aparelho do posto foi roubado.

A UBS Suiná, que fica a apenas cerca de 500 metros da 2ª Delegacia de Polícia de Taboão, é alvo constante de assaltos. Há cerca de um ano, um pediatra da unidade teve o carro roubado, e não faz um mês um funcionário teve um celular levado por criminosos. Ontem, quarta-feira (23), um paciente também foi assaltado na porta da UBS. “Hoje eles entraram. Desculpe o nervosismo, mas sem segurança não dá para trabalhar direito”, disse uma funcionária ao VERBO.

comentários

>