Moradores se revoltam e fecham via com lixo contra falta de coleta em Embu

Especial para o VERBO ONLINE

ANA PAULA TIMÓTEO
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

Moradores do Jardim Vazame, em Embu das Artes, fecharam às 16h desta terça-feira (18) a estrada Constantinopla nos cruzamentos com a estrada São José e rua Americanópolis com lixo em protesto contra a falta de coleta no bairro. Sem o recolhimento nas ruas das casas, a população, revoltada, levou os sacos para o meio das vias movimentadas para mostrar o descaso e forçar a normalização do serviço. Depois, resolveu enfileirar os detritos para bloquear o tráfego.

Moradores fecham com sacos de lixo a estr. Constantinopla em protesto contra falta da coleta no Jd. Vazame 

O Vazame está cerca de 15 dias sem coleta regular. De acordo com uma moradora da rua Brasileia, o bairro ficou sem o serviço na semana passada, mas o caminhão voltou a passar nesta segunda-feira (17). A família não sabe, porém, se foi normalizado – o protesto nesta tarde indicaria que não. O Jardim Independência, bairro vizinho, também está duas semanas com o mesmo problema. “No Independência, vão juntar [o lixo em protesto] também”, avisou um morador.

No “apagar das luzes” da gestão Chico Brito (sem partido), que deixa a prefeitura em dezembro, a administração passa por grave crise financeira com dívida que chegaria a mais R$ 70 milhões, com consequente dificuldade de manutenção de serviços básicos. Em 2015, a paralisação da coleta devido à greve dos garis gerou uma crise política após o vereador Edvânio Mendes (PT) declarar que o governo não tinha “plano B”. A prefeitura não se pronunciou sobre o protesto.

comentários

>