ANA PAULA TIMÓTEO
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes
A prefeitura de Embu das Artes inaugurou na tarde de sábado (24) a creche Professor Milton Almeida dos Santos, no Jardim dos Moraes, com capacidade para receber diariamente 175 crianças com idades entre 0 e 3 anos em período integral e parcial – 20 irão permanecer durante o dia todo, das 7h às 17h, no berçário. O equipamento, que começa a funcionar nesta segunda-feira, possui ainda salas multiuso e de informática, anfiteatro, refeitório e parque infantil.
A creche terá gestão da Cáritas Diocesana, através de convênio anual entre a prefeitura e a Paróquia São Marcos, que receberá repasse mensal para atendimento. “O prédio e toda a estrutura vêm da prefeitura, e nós vamos administrar como Cáritas, vamos assumir por um período determinado conforme contrato. Vamos receber por mês em média uma base de R$ 30 mil para os trabalhos realizados na creche”, disse o padre José Carlos Brum, presidente da entidade.
“Esta é uma comunidade carente que precisa de uma educação de qualidade, com professores de qualidade, ela só tem a ganhar. Nós temos uma equipe bem preparada para poder receber com carinho essas crianças. Na segunda-feira tem a reunião de pais, nós vamos entregar os uniformes, kits de higiene, leitura e musical da ‘Palavra Cantada’. Na terça-feira começamos oficialmente com as crianças”, disse Thais Rocha, 32, diretora da creche, à reportagem.
Com nome de um notável geógrafo brasileiro, a creche era um compromisso assumido pelo prefeito Chico Brito (sem partido) durante a campanha em 2008 e em 2012 em que prometeu construir seis creches no município. A unidade no Jardim dos Moraes foi a quinta entregue à população embuense. Também no sábado, pela manhã, foi inaugurada a creche Maria das Graças de Souza Lima no bairro Vista Alegre, para atender mais 175 crianças de 0 a 3 anos de idade.
No último dia 17, a prefeitura entregou as creches Professor Florestan Fernandes, no Jardim Valo Verde, e Solange da Silva Vieira, no Jardim Presidente Kennedy/Santa Emília. A última unidade, no Itatuba, está “90% construída”, discursou o prefeito. Procurado pelo VERBO, Chico não quis falar. O secretário de Educação, Paulo Vicente dos Reis, também se recusou a falar. Com a sonegação de informações de ambos, a reportagem não conseguiu obter o custo das obras.
Moradores presentes à inauguração, a maioria de famílias que serão beneficiadas com as vagas na nova unidade de ensino infantil, ressaltaram o benefício do equipamento ao conhecerem o prédio. “A creche tem muita importância, principalmente pra mim que trabalho fora, mesmo sendo meio período vai me ajudar bastante. Minha filha estava na fila e agora ela conseguiu a vaga”, disse Ivânia dos Santos, 39, moradora do Jardim São Francisco, bairro vizinho.