Da Redação do VERBO ONLINE
O candidato a vice-prefeito Paulo Silas (PHS) desistiu de concorrer e não vai mais disputar a eleição como companheiro de chapa do prefeiturável José Vicente Buscarini (PV). Silas alegou razões profissionais, mas teria sido determinante uma condenação na Justiça, quando foi vereador e participou de congressos denunciados como irregulares. Ele temia ser impugnado na lei da Ficha Limpa. O empresário Roberto Furtado, mais conhecido como Betinho, é o substituto.
Em carta, Silas diz que abriu mão “em virtude de incompatibilidade profissional e outros compromissos de assessoria política, o que dificultou demasiadamente minha dedicação à campanha do meu candidato a prefeito, José Vicente Buscarini”. Buscarini, que tem se apresentado como “ficha limpa”, negou que a desistência foi pela possibilidade de Silas ser impugnado. “Toda essa polêmica são discussões jurídicas, ainda existem recursos”, disse ao “Taboão em Foco”.
Na expectativa de troca do vice, a coordenação da campanha atrasou a produção de materiais gráficos para que santinhos, bandeiras, placas e outros itens tenham os dados do novo candidato. Buscarini reconheceu que a mudança terá impacto negativo, mas foi a melhor decisão. “Ele está com toda razão [em desistir] se está pensando que amanhã ou depois pode prejudicar um grupo, uma coligação ou aqueles com chance de serem eleitos”, minimizou o candidato.
Buscarini confirmou que “Betinho é o nosso candidato a vice a partir do instante que o Paulo colocou a disponibilidade do cargo”. Escudeiro de Buscarini desde quando prefeito, Betinho já participou como vice da primeira atividade de campanha da coligação “De Volta para o Futuro”, uma caminhada no Jardim Maria Helena (região do Salete) nesta sexta-feira (19). Segundo a assessoria, Buscarini, que estava afastado da vida pública há 20 anos, foi bem recebido.