Perto de eleição, aliado de Fernando propõe ciclovia desativada pelo prefeito

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Requerimento aprovado pela Câmara Municipal na terça-feira (17) pede à prefeitura a reativação de ciclovia em Taboão da Serra com interligação dos parques municipais das Hortênsias, no centro, da Família, no Parque Pinheiros, e do futuro parque Tizo, no Parque Laguna, com a ciclovia das avenidas Pirajussara e Eliseu de Almeida, com início na divisa com São Paulo. O governo Fernando Fernandes (PSDB) é solicitado a criar grupo de estudo para viabilizar a proposta.

Ciclovia na região do Intercap desativada em 2013 pela gestão Fernando (PSDB); Cido ao aprovar requerimento

O vereador Cido (DEM), presidente da Câmara, justificou o requerimento com a melhoria da mobilidade urbana e condição de saúde do cidadão pela redução de poluentes emitidos pelos carros. “Hoje é inquestionável a importância das ciclovias. Precisamos lutar por investimentos em meios de transporte mais baratos e que proporcionam mais qualidade de vida. Eu acredito que a ‘Ciclovia dos parques’ trará inúmeros benefícios a Taboão da Serra e região”, diz.

Cido conseguiu a aprovação do requerimento da ciclovia e outros dois em apenas duas sessões, neste semestre de eleições municipais – ele é candidato a novo mandato. Apesar de governista nos primeiros dois anos da gestão Evilásio Farias (PSB), quando foi um dos que aprovaram “com convicção” o aumento elevado do IPTU em parte da cidade, Cido é aliado de Fernando desde pelo menos a eleição na coligação do PSDB em 2012, mas viu o fim da proposta que defende.

Em 2013, em uma das primeiras medidas ao assumir a prefeitura, Fernando desativou exatamente a ciclovia que interligava os bairros desde o Laguna e a região central até a capital – na época, porém, não existia ainda a pista de bikes ao longo das avenidas Pirajussara e Eliseu de Almeida, criada depois pelo prefeito Fernando Haddad (PT). Pela medida vista como retrocesso, o governo foi alvo de críticas de ambientalistas, ativistas e da imprensa especializada.

O secretário de Transportes, Rinaldo Tacola, alegou que a desativação ocorreu pela “baixa metragem quadrada reservada a circulação [de veículos] em relação ao seu espaço construído” e reduzida demanda da pista reservada a ciclistas. “Nós temos um adensamento muito grande no município e a baixa utilização da ciclovia”, disse. Relacionada à área, ao se eleger prefeito, Fernando prometeu a criação da Secretaria do Meio Ambiente. A pasta não saiu do papel.

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