ANA CAROLINA RODRIGUES
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes
O prefeito Chico Brito (sem partido) publicou nesta terça-feira (9) um vídeo em que contesta jornal da região sobre obra de infraestrutura na Chácara Maria Alice e indica mais uma vez ter como aliado e apoiar o candidato a prefeito Ney Santos (PRB). Chico, que na reportagem aparece com Ney no bairro, faz cobrança incisiva ao deputado estadual e postulante à prefeitura Geraldo Cruz (PT) como se o parlamentar tivesse criticado o governo, o que não ocorreu.
“Quero dizer para você a verdade sobre a obra da Chácara Maria Alice. Um jornal da região [mostra capa] publicou que a obra está parada. Eu quero explicar o motivo, eu busquei recurso em Brasília para fazer toda a infraestrutura, esgoto, guia, sarjeta, drenagem, calçada e asfalto. A população mora lá há mais de 45 anos e nenhum outro prefeito teve a coragem de ir a Brasília buscar recurso, como eu fiz para a Chácara Maria Alice”, diz Chico no vídeo de 1 minuto e meio.
Chico diz, porém, existir entrave. “A Artesp, agência de transportes do Estado de São Paulo, está criando um problema, porque temos que passar o esgotamento sanitário por baixo do Rodoanel, e a Caixa Econômica Federal não irá liberar o recurso sem a aprovação da Artesp. Eu já fui ao governo do Estado de São Paulo, pressionando, porque a população não pode ser penalizada, até porque já existe esgoto naquela região”, afirma Chico (ex-PT), em gravação no gabinete.
A seguir, Chico mira Geraldo. “Eu quero aproveitar e fazer um apelo, temos um deputado aqui na cidade, Geraldo Cruz, é deputado estadual duas vezes eleito pela população para representar os interesses do povo da nossa cidade e da região lá no governo estadual. Espero que ele veja este vídeo e me ajude a liberar o recurso, a liberar a autorização para fazermos o esgotamento da Chácara Maria Alice. Criticar é fácil, agora trabalhar, são poucos que trabalham”, diz.
Apesar do protesto, “O Jornal” traz uma reportagem que se limita a relatar a cronologia e a natureza dos fatos, com identificação dos personagens, promessas feitas, informação de que as obras estão mesmo “paradas”, além de já informar a alegação que foi apresentada pelo prefeito – só depois de provocado. Ele tem uma reação que pode ser considerada desproporcional face ao teor do texto jornalístico e, ao fustigar Geraldo, só indica “estar junto” com Ney.
Chico expõe o aliado quando Ney tenta se descolar do prefeito, com governo mal avaliado. Como Geraldo não é ligado ao jornal nem citado no texto, Chico mostra apoiar Ney. “Ele está fazendo, nitidamente, defesa do Ney, quando acusa o Geraldo automaticamente está caindo no colo do Ney. É importante fazer essa distinção, quem é quem e com quem está”, disse Genildo Rocha, autor da reportagem, conhecedor de “acordos” de Ney, de quem era assessor até junho.
REPRODUÇÃO DE POSTAGEM DE CHICO BRITO SOBRE OBRA E VÍDEO EM QUE INDICA APOIO À SUCESSÃO