RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Embu das Artes
O “Conectados em Cristo” em Embu das Artes, anunciado pelos organizadores e patrocinadores/apoiadores como “o maior evento evangélico da região”, teve um presença muito abaixo da esperada em relação à edição no ano passado, quando teria atraído 25 mil pessoas. No último sábado (9), mesmo sendo feriado estadual, no parque Francisco Rizzo (região central), o show reuniu menos de 2 mil fiéis e foi considerado um fracasso de público até por colaboradores.
Apesar de divulgado com quase um mês de antecedência e com a presença de artistas conhecidos no meio evangélico como o músico britânico David Quimlan e a banda Kadoshi, e do missionário Ezaequiel Pires, o “Conectados” foi um fiasco. Como chamariz, o missionário foi anunciado como “vidente de Deus” e “homem dos milagres”, com vídeo em que meninos teriam sido curados, numa exposição ostensiva de crianças que causou desconforto em parte dos fiéis.
“Embu vai tremer para glória de Deus”, dizia o missionário em mensagem que gravou para o evento – um dos materiais dizia ainda que “ele vai revelar o oculto e o escondido, ele vê o que ninguém vê, ele tem o raio-x de Deus”, em uso do marketing apelativo e que não surtiu resultado. “Ano passado foi bom. Esse ano será melhor ainda”, dizia vídeo compartilhado por um político, Jones Donizete, aliado do vereador e pré-candidato a prefeito Ney Santos (PRB).
“A primeira edição reuniu mais de 25 mil pessoas tornando assim um marco na cidade, sendo referência para outros lugares. Muitas reuniões e orações pautaram e guiaram as decisões para realização da festa, aguardada com grande expectativa pelo público em geral”, disse um site ligado a Ney. A reportagem repercutiu a última reunião de organização do evento, que aconteceu na segunda-feira (4) com culto no próprio plenário da Câmara Municipal.
Presidente da Câmara, Ney participou da reunião e em vídeo balança o corpo como se estivesse louvando a Deus. Ele posa, depois, ao lado de cantora gospel com cartaz do “Conectados”, do qual é o grande apoiador. “Neste sábado [9] tenho certeza que este evento impactará a história da nossa cidade”, disse. Contudo, conforme apurou o VERBO, apoiadores de Ney, desapontados, não falam outro assunto nesta semana que o de que “nem duas mil pessoas estiveram no evento”.
Se a organização usou até imagens aéreas para mostrar o “Conectados” 2015, neste ano publicou só algumas fotos, raras do público – sem drone, nada de alarde. Até Ney “escondeu” o evento. Um líder evangélico atribuiu o fracasso a “falsos profetas” e políticos com conduta moral questionável na organização. “Os cristãos estão abrindo os olhos”, disse. Procurados pelo VERBO, Ney e o pastor Marco Roberto não foram encontrados na Câmara e nem ligaram de volta.
Evento religioso com motivação política.
Conectados com qualquer coisa, exceto com Cristo.