Em galpão provisório, Fernando inaugura Corpo de Bombeiros de Taboão

Especial para o VERBO ONLINE

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

O prefeito Fernando Fernandes (PSDB) inaugurou na manhã desta quinta-feira (30) o Corpo de Bombeiros de Taboão da Serra em um galpão provisório localizado na avenida Marechal Castelo Branco, no Parque Laguna. O quartel inicia seu funcionamento 24 horas num imóvel alugado pela prefeitura no valor de R$ 20 mil e possui duas viaturas para atendimento à população taboanense, sendo uma menor para salvamentos e um caminhão chamado auto tanque para combate a incêndios.

O posto do Corpo de Bombeiros de Taboão da Serra passa a funcionar provisoriamente na av. Marechal Castelo Branco, no Pq. Laguna
O Corpo de Bombeiros de Taboão da Serra passa a funcionar na av. Marechal Castelo Branco, no Pq. Laguna

Há poucos dias, a prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública assinaram um convênio no valor de R$ 1.650 milhões para construção de sede dos bombeiros na av. Ibirama, no Jardim São Judas. A obra, que até então estava sob a responsabilidade do próprio Corpo de Bombeiros, já havia começado, mas foi paralisada há mais de um ano devido ao não cumprimento das determinações estabelecidas pelo contrato por parte da empresa responsável pela execução da obra.

O prefeito disse que todos os equipamentos já haviam sido comprados assim como realizadas as contratações dos bombeiros civis de Taboão da Serra. Desse modo, de acordo com Fernando, não seria conveniente esperar a finalização da construção do quartel no São Judas para ativar o trabalho dos bombeiros em Taboão. “Era uma questão de honra, a gente perseguiu isso [a instalação do Corpo de Bombeiros na cidade] desde o primeiro instante que chegamos à prefeitura”, disse.

O Corpo de Bombeiros de Taboão da Serra possui duas viaturas, sendo uma menor para salvamentos e um caminhão auto tanque
Os bombeiros possuem duas viaturas: uma menor para salvamentos e um caminhão de combate a incêndio

“Na época, o Corpo de Bombeiros achou que era melhor eles fazerem a obra, eles contrataram a empresa que ganhou a licitação e não cumpriu nada [do contrato]”, contou Fernando, que posteriormente ironizou a oposição, que sempre cobrou um posto de bombeiros na cidade: “É um sonho de toda a cidade, para a tristeza da oposição que sempre cobrava dizendo ‘e o corpo de bombeiros?’. Aqui está para eles, especialmente para eles”.

De acordo com o comandante dos bombeiros de Taboão, tenente D’Ávila, com a presença do efetivo na cidade, o atendimento às ocorrências acontecerá de forma mais rápida. “O que muda é o tempo resposta. O munícipe de Taboão da Serra vai ter um bombeiro próximo dele. Então, se porventura ele precisar, ele vai acionar o 193 e a viatura vai estar mais próxima dele, isso ajuda muito, sem falar que uma viatura aqui de combate a incêndio é extremamente importante”, contou o tenente ao VERBO.

O tenente disse que os postos de Embu das Artes e Itapecerica continuam auxiliando Taboão da Serra, que conta apenas com dois bombeiros militares e oito bombeiros civis municipais. De acordo com o prefeito Fernando, haverá concurso público para o preenchimento de mais 20 vagas para bombeiro civil municipal.

comentários

>