Ex-secretária de Educação de Embu, Rose recebe título de cidadã neste sábado

Especial para o VERBO ONLINE

ANA CAROLINA RODRIGUES
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

A educadora Rosimary Mendes de Matos recebe o título de “Cidadã Embuense” neste sábado (25), em cerimônia na escola Valdelice Prass, no Parque Pirajuçara, às 19h, aberta ao público. Rose, como chamada pelos profissionais de ensino e admiradores, que deverão estar presentes em peso, foi secretária de Educação de Embu por 12 anos, nos dois governos do prefeito Geraldo Cruz (PT) (2001-08) e no primeiro de Chico Brito (então PT, hoje sem partido) (2009-2012).

Secretária de Educação de Embu de 2003 a 2012, Rose é anunciada na sessão ao ter título de cidadã aprovado

Nascida em Brasília de Minas (MG) e radicada em Embu, onde estudou e reside, Rose foi agraciada pela Câmara com a maior honraria do município em 27 de abril. Autor do título, o vereador Doda Pinheiro (PT) destacou que Rose foi quem ocupou a pasta por mais tempo na cidade. No período, acumulou notas no Ideb (índice de qualidade do ensino básico) sempre acima da meta – em 2011, 5,3, quando o mínimo era 5,0. Hoje, trabalha na Secretaria de Educação de Osasco.

“Rose ficou na Secretaria da Educação por todo esse tempo e com seu jeito meigo e carinhoso de ser conquistou uma equipe maravilhosa, parte dela está aqui hoje [dia da votação]. Vocês [educadores] demonstram esse respeito por ela esta noite porque ela teve o mesmo respeito com vocês quando esteve à frente desta pasta tão importante. Tudo o que realizou deixou marcado na nossa cidade e ficará eternamente gravado nos nossos corações”, discursou o vereador.

Chamado a trabalhar na Educação em 2009, “meio ansioso”, Doda foi orientado pelo hoje secretário-adjunto Wanderley Leite a procurar Rose para saber onde atuaria e foi informado que a secretária estava com educadores no Parque Rizzo. “Você sempre fazia reunião com os gestores. Era maravilhoso quando participávamos do seminário de educação, discutíamos propostas e com toda a equipe formávamos o currículo pedagógico para os próximos anos”, recordou.

Avisada, Rose disse para falar para Doda já ir à reunião. “Sem combinar comigo, me pegou de surpresa, você [Rose] disse: ‘Você vai trabalhar no Complexo Valdelice como diretor social’. Era um espaço novo, todo mundo queria trabalhar ali. Você colocou com muita propriedade que não poderia trabalhar naquele local alguém somente por questão política, tinha que ter o lado técnico. Pela minha formação em psicologia, você me direcionou a trabalhar ali”, contou Doda.

Vereador Doda lê projeto de título de ‘Cidadã Embuense’ a Rose Matos, abraçada por profissional de educação

O autor da homenagem disse que aprendeu muito no trabalho na escola na qual hoje será entregue o título a Rose. “Aprendi a te respeitar, admirar, e hoje posso dizer que não sou só seu vereador como também seu fã. Apresentar o título de ‘Cidadã Embuense’ para a Rose é motivo de muito orgulho. É o primeiro que apresento nesta Casa em quatro anos de mandato, porque acredito que a pessoa precisa merecer, e muito, para receber um título desse”, disse Doda.

Ao VERBO, a ex-secretária Rose manifestou gratidão ao Legislativo pelo título e disse se sentir realizada pelo trabalho na pasta. “O sentimento é de alegria por ter transmitido aos trabalhadores da educação a mensagem de compromisso com a qualidade social na educação e responsabilidade em manter a atuação comprometida com a boa qualidade na educação escolar. Por fim, agradecimento a Deus que sempre tem me orientado na vida pessoal e profissional”, disse.

> Colaborou Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

comentários

>