Partido de Ney protesta contra ‘fechamento’ de maternidade; vereador se cala

Especial para o VERBO ONLINE

ANA PAULA TIMÓTEO
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

O Partido Republicano Brasileiro afirma que a Maternidade de Embu das Artes não será reformada, como informa a prefeitura, mas “fechada” e convoca para a tarde desta quarta-feira (8) uma manifestação em repúdio à decisão que acusa como real. O PRB Mulher sugere que a “alegação” do governo Chico Brito (sem partido, ex-PT) é um engodo e chama a suspensão do atendimento por cinco meses, a partir do próximo dia 16, de “golpe” e “ato contra a população”.

Na quinta-feira (2), a presidente do PRB Mulher postou em rede social vídeo que gravou em frente ao Pronto-Socorro Central e Maternidade em que convoca a reagir contra o “fechamento”. “Hoje estamos aqui […] para chamar toda a população para nosso ato de repúdio que acontecerá quarta-feira às 18 horas aqui em frente. Seguiremos em marcha até a Câmara Municipal para dizer não ao fechamento”, disse Bethe Valente, pré-candidata a vereadora em Embu.

Mulheres do PRB, da base de apoio a Chico Brito, protestam contra ‘fechamento’ em frente a maternidade

“A alegação da prefeitura é que vão arrumar telhado. Foi feita uma reforma este ano ainda e se fosse para arrumar telhado não haveria necessidade do fechamento da maternidade. Será mais um golpe no nosso município, e temos o dever, o PRB Mulher está aqui para defender a maternidade. Nós iremos reunir toda a população e dizer não. […] Toda a população está convidada a seguir em marcha contra esse ato contra população”, conclamou ainda no vídeo.

Um dia antes, na quarta (1°), na sessão da Câmara, os vereadores Clidão do Táxi, do PRB da pré-candidata, e Luiz do Depósito (PMDB) disseram em público ter sido informados pelo prefeito de que a maternidade teria o atendimento suspenso para reforma e defenderam a medida. Além de discutida pela própria Secretária de Saúde, a decisão passou pelo Conselho de Saúde. A Secretaria de Comunicação só divulgou no site esclarecendo a população cinco dias depois.

A internauta Zeuma Lessa Santos chamou a atenção para a notícia no portal do município. “Veja a prefeitura depois do apelo do PRB Mulher, com o apoio da Dra. Bethe. Mas vamos à luta”, disse. Bethe disse ainda: “Luto pelo direito à vida, e vejo a maternidade como uma evolução em nossa cidade e vou lutar para que ela se mantenha, fazendo o que posso fazer por enquanto que não é me calando”. A maternidade foi inaugurada em 2004 pelo prefeito Geraldo Cruz (PT).

A filha de Bethe reforçou o protesto. “A luta continua, e sim estamos dizendo NÃO ao fechamento da Maternidade Alice Campos Mendes Machado, porque não há nenhuma reforma a se fazer”, disse Miriam Valente. No entanto, o evento do ato criado no Facebook foi cancelado no fim da tarde desta terça (7). Bethe alegou que o evento “foi cancelado por hackers”. “Ele estará suspenso pois necessitamos recolher todas as assinaturas no abaixo assinado”, justificou.

Um assessor informal aproveitou para defender o vereador Ney Santos. “Ney Santos foi perseguido politicamente pelo PT e pelo prefeito atual Chico Brito por apoiar uma ONG que levou atendimento médico gratuito, por falta de médicos na cidade de Embu das Artes!”, disse Celso Vasconcellos. Mas, apesar da posição do PRB, Ney, pré-candidato a prefeito do partido, não se posicionou a favor da causa. Em 2014, ele se aliou a Chico para chegar à presidência da Câmara.

comentários

>