Com Dra. Bete ‘barrada’, Natinha abandona Geraldo para apoiar Ney; vice nega

Especial para o VERBO ONLINE

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Embu das Artes

O vice-prefeito Nataniel Carvalho, o Natinha (PTB), desistiu de apoiar o pré-candidato a prefeito Geraldo Cruz (PT) para aderir à pré-candidatura de Ney Santos (PRB), em nova reviravolta na política de Embu das Artes, conforme relatos de assessores e correligionários de Natinha ao VERBO. Ele tomou a decisão depois de saber que a mulher, a vereadora Dra. Bete (PTB), não pode ser pré-candidata a vice-prefeita na chapa de Geraldo, por impedimento de parentesco.

Uma resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) – nº 22.717, artigo 15, parágrafo 2º – com base na Constituição Federal diz que o cônjuge e os parentes, consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, de prefeito ou de quem o tenha substituído dentro de seis meses antes do pleito são inelegíveis para sua sucessão, o que também se aplicaria ao vice-prefeito. No caso, Dra. Bete não poderia concorrer ao cargo por ser hoje ocupado pelo marido.

Natinha e Geraldo em reunião em março em que Léo Novais havia sido anunciado como pré-candidato a vice

Apesar de a mulher estar fora da disputa a vice, Natinha poderia continuar a apoiar Geraldo, mas fez outra opção, ainda de acordo com lideranças próximas a ele. “O negócio está bem encaminhado com o homem lá”, disse um correligionário ao se referir ao apoio de Natinha a Ney. Ele disse que o anúncio só não ocorreu por “detalhe”. “É para vender o peixe mais bem vendido. Está com preço de sardinha e quer vender com preço de bacalhau”, emendou.

Em visita ao Santo Eduardo, reduto eleitoral de Natinha, a reportagem apurou que o vice cancelou ida de apoiadores na região a reunião de Geraldo que acontece nesta quarta-feira (1º) em chácara no Jardim Santa Rita, a segunda com a terceira idade em uma semana. “Eles pediram para desmarcar”, disse o apoiador sobre assessoria de Natinha. Embora tenha o nome em faixas de recepção, Dra. Bete, que não é mais vice, não acompanha Geraldo já faz uma semana.

Natinha é uma figura política importante em Embu, apesar da trajetória “errante” nos últimos anos, que tem arranhado o prestígio conquistado. Depois de assumir como suplente uma cadeira por seis meses, em 1999, com a cassação dos vereadores na “farra dos congressos”, ele foi vereador por dois mandatos e duas vezes presidente da Câmara. Ele era pré-candidato a prefeito, até fevereiro, quando desistiu. Em 2014, já tinha refugado a concorrer a deputado federal.

A nova mudança foi articulada pelo prefeito Chico Brito, ainda de acordo com lideranças fiéis a Natinha. No início de abril, Chico anunciou a saída do PT ao alegar não poder apoiar exclusivamente Geraldo, mas que ia apoiar o petista e Ney, com espaços no governo aos dois grupos, inclusive permanência de secretários de cada lado. Conforme apurou, o VERBO noticiou, porém, que Chico articularia apoio integral a Ney, ao atrair lideranças que estavam com Geraldo.

Sob influência ou mesmo “chamado” de Chico, o primeiro a “abandonar” Geraldo para apoiar Ney foi o empresário Léo Novais (PR), que chegou a ser anunciado como pré-candidato a vice do petista. Depois, o advogado Alcionei Miranda (DEM), em conjunto com o próprio Ney, que fez investida através de pastores de PSC e DEM. Agora, o vice-prefeito. Contudo, Natinha pode virar o candidato a prefeito do grupo, com a possível impugnação da candidatura de Ney.

OUTRO LADO
Natinha negou com veemência que passou a apoiar Ney. “Não tiramos nenhuma foto ao lado do Ney falando que estamos apoiando ele. Não procede essa informação. Agora estamos avaliando se indicaremos um novo vice ao Geraldo ou não. Fomos pegos de surpresa com essa situação jurídica da Dra. Bete não poder sair candidata a vice”, disse ele ao VERBO. A reportagem não conseguiu localizar Chico – a prefeitura não reporta questões eleitorais.

comentários

>