Petista ‘desprestigiada’ por Chico, Cristina deixa Secretaria de Comunicação

Especial para o VERBO ONLINE

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Embu das Artes

A secretária de Comunicação de Embu das Artes, Cristina Santos, deixou o cargo nesta semana depois de ser alvo de processo de desgaste no governo, em saída conturbada em meio à acirrada pré-campanha eleitoral. Ela, que estava havia seis anos à frente da pasta, pediu exoneração ao alegar ser desprestigiada pelo prefeito Chico Brito (sem partido, ex-PT). O desligamento de Cristina ainda não foi comunicado pela prefeitura. Adjunta, Rita de Biaggio assume o posto.

Cristina Santos (vestido preto e amarelo) com equipe da Comunicação em ‘foto de despedida’ da secretaria

Filiada ao PT e próxima ao pré-candidato a prefeito Geraldo Cruz, de quem foi secretária (2001-04) e sob cuja gestão como prefeito implantou a assessoria de comunicação (2005-08) da prefeitura, Cristina vinha sendo preterida pelo prefeito, que atuava nos bastidores em apoio à pré-candidatura de Ney Santos (PRB) ao Executivo. Ela considerou a gota d’água ter sido descartada a acompanhar a entrevista coletiva em que Chico anunciou a saída do PT, há 20 dias.

Chico recrutou para auxiliar na entrevista só o secretário Edson Bezerra. Ele alegou evitar “torcida” de favoráveis e contrários a deixar o partido ao não chamar os secretários para o anúncio e despistou sobre a ausência de Cristina na condução da coletiva. Além de ser vetada para entrevista, porém, Cristina não teria sido informada nem do real assunto e chegou a enviar informe à imprensa de que Chico ia falar do “balanço de obras no 1º quadrimestre de 2016”.

Na semana passada, em conversa tensa, Cristina foi ao gabinete do prefeito cobrar explicações de Chico. Na entrevista, Chico alegou se desfiliar do PT para poder apoiar tanto Geraldo como Ney e que não ia mandar secretário de nenhum dos lados embora, “mesmo se forem desagradável comigo”. Contudo, apurou o VERBO, secretários pró-Geraldo serão levados a sair do governo. “Incentivada”, Cristina diz deixar a secretaria por querer estar na campanha de Geraldo.

comentários

>