RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Embu das Artes
O empresário Léo Novais (PR) não manteve a pré-candidatura a prefeito nem por dez dias e desistiu para apoiar o pré-candidato à sucessão municipal Ney Santos (PRB), presidente da Câmara, em decisão acertada em reunião na noite desta terça-feira (19) com o vereador. Ele não será, porém, pré-candidato a vice, conforme apurou o VERBO. O presidente do PR tinha anunciado disputar o Executivo no último dia 8, após romper com Geraldo Cruz e deixar de compor a chapa majoritária com o petista.
Apesar de atribuir rompimento com Geraldo à articulação para ser trocado por outro nome a vice, Léo acreditava poder ganhar a eleição para prefeito com a possibilidade real de Geraldo e Ney terem as candidaturas barradas na Justiça. Com a volta do então cassado vereador Ney ao cargo eletivo, quatro dias depois, e a avaliação “pé no chão” de que os dois deverão disputar o pleito, Léo viu que não teria mais chances e aderiu a Ney, ao não poder voltar para Geraldo após a saída “mal explicada”.
Partidários do PR afirmam que Léo fechou acordo com Ney, mas deixou de ocupar o posto de pré-candidato a vice. “Abriu mão. Ele ‘só’ vai apoiar”, disse um correligionário do empresário. A articulação para Léo embarcar no grupo de Ney começou na semana passada, quando o anúncio chegou a ser cogitado, inclusive com o acerto das condições preliminares. “Ele não vai ser vice. Só vai levar o grupo”, comentou um interlocutor do então pré-candidato a prefeito e postulantes a vereador.
Na sexta-feira (15) Léo negava ter “jogado a toalha” tão cedo. “Essa informação não procede, é barulho. Reafirmo que sou pré-candidato a prefeito e essa possibilidade [de desistência] não existe. Neste momento, por exemplo, estou em reunião com outros partidos para uma aliança com o nosso grupo [do PR]”, disse Léo ao VERBO. Na noite desta terça-feira, porém, a reportagem foi avisada de que Léo “tem reunião com Ney Santos hoje” e “amanhã [esta quarta] tem novidades”.
Após a reunião, no hotel do pré-candidato a vice Milton do Rancho (PMDB), Ney fez postagem no Facebook no início da madrugada comemorando o apoio “oficialmente” do PR e de outro partido aliado à sigla a pré-candidatura. “Hoje nosso projeto ficou ainda mais forte. Foi uma grande alegria receber oficialmente em nossa família mais dois grandes partidos da nossa cidade, PR e PTN. Quero agradecer aos presidentes Léo Novais e Hélio Araújo pela confiança”, disse Ney.