RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Embu das Artes
O prefeito Chico Brito (PT) abortou nesta segunda-feira (28) a nomeação do advogado Alcionei Miranda como secretário de Assuntos Jurídicos, depois de a informação ter sido publicada de forma antecipada, com exclusividade, pelo VERBO, antes da posse marcada pela manhã, que acabou cancelada. Apesar de ter se irritado com o vazamento, Chico só suspendeu a escolha é já confirmou nova data: Alcionei assume o cargo na sexta-feira, 1° de abril.
Chico buscou empossar Alcionei sem alarde por conta da nomeação em troca de apoio político à pré-candidatura do PT a prefeito na cidade. O advogado foi contemplado com uma secretaria após retirar o nome a vaga de pré-candidato a vice-prefeito na chapa de Geraldo Cruz. Ele foi indicado ao posto como condição do time do vice-prefeito Nataniel Carvalho Natinha (PTB) para aderir ao grupo do PT, mas teve de recuar após Léo ameaçar romper e sair a prefeito.
Alvo de forte desconfiança dentro do próprio PT sobre qual pré-candidato a prefeito apoia de fato, se não atua nos bastidores em favor do pré-candidato a prefeito Ney Santos (PRB) – inimigo de Geraldo -, Chico procura sinalizar defender o nome do partido com a inusitada nomeação. Alcionei fez duras críticas a Chico há três anos, após a filha ser demitida da prefeitura, e há menos de um mês defendeu a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Com a nomeação noticiada antes de o novo secretário ser apresentado, Chico não esperava a repercussão que teve, suspendeu a posse e fez à tarde uma reunião às pressas com Alcionei. Sem poder desistir da escolha e sem conseguir mais evitar a exposição, o prefeito remarcou a posse. “É determinação do prefeito que a posse seja realizada dia 1°”, disse um integrante do governo. O advogado Francisco Iderval, atual secretário, voltará a ser assessor jurídico do prefeito.
> Colaborou a repórter Ana Paula Timóteo, especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes