RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
Após 32 anos militando no Partido dos Trabalhadores em Taboão da Serra, o vereador Waines Moreira se desfilou do partido nesta sexta-feira (18), último dia para deixar legenda sem risco de perder o mandato – para ingresso em outra sigla o prazo é 2 de abril. Professor Moreira garante que o desgaste do PT no cenário nacional não tem a ver com a decisão de sair do partido e que continua a fazer oposição “ferrenha” ao prefeito Fernando Fernandes (PSDB).
Moreira diz ter tomado a decisão pelo PT não ter um time de vereadores capazes de conseguir votos suficientes para conseguir uma cadeira no Legislativo. “Nós queremos que os movimentos sociais continuem trabalhando sério, e [para isso acontecer] tem que ter, evidentemente, um partido político que ofereça condições para que a gente possa ter chances de retornar à Câmara, e hoje eu não vejo essas condições dentro do quadro apresentado [pelo PT]”, disse.
Moreira diz que, fora do PT, fará oposição ainda maior ao prefeito. “Continuo na oposição, não mudou uma vírgula, continuo o mesmo, talvez mais forte ainda. Quando a gente falava em nome do PT, como líder do PT, todo mundo levantava e falava que eu não tinha moral para falar, por conta da situação do país. Agora vou continuar falando, quero ver qual é a situação que eles [governistas] vão apresentar”, declarou. Ele disse que não vê incoerência em sair do PT.
“Muito pelo contrário, nunca falei para ninguém que deixei de acreditar no [ex-presidente] Lula, deixei de acreditar na [presidente] Dilma [Rousseff]. Falei que meus princípios que aprendi a defender dentro do PT continuarei defendendo. Nisso não há incoerência, não é a bandeira partidária que vai fazer mudar o caráter, mudar os princípios. O que faz você lutar é a sua identidade com o povo e isso eu tenho bastante”, afirmou. Ele se elegeu pelo PT com 2.069 votos,
Moreira está sem partido, mas vai decidir por qual legenda disputará as eleições neste ano até terça-feira (22), quando anunciará em tribuna durante sessão da Câmara Municipal. Ele revelou que apoiará o pré-candidato a prefeito Aprígio (PSD). “Eu vejo no Aprígio uma pessoa muito íntegra, muito séria, que é envolvida nos movimentos sociais, que tem proposta para a cidade em relação aos movimentos de moradia, uma pessoa que está aberta ao diálogo”, disse.