Justiça notifica e Ney Santos é cassado da Câmara; Rosana é presidente

Especial para o VERBO ONLINE

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Embu das Artes

A Justiça Eleitoral notificou a Câmara de Embu das Artes na manhã desta terça-feira (1°) para que execute de imediato o afastamento do vereador Ney Santos (PSC), presidente do Legislativo, apurou o VERBO junto a cartório na cidade. Com a determinação judicial, o parlamentar já não participará da sessão nesta quarta-feira, que será comandada pela vereadora Rosana do Arthur (PMDB). Atual vice, ela passa a presidente da Casa de Leis.

Ney Santos (PSC), cassado por compra de votos, foi afastado da Câmara nesta terça após notificação da Justiça
Ney Santos (PSC), cassado por compra de votos, foi afastado da Câmara nesta terça após notificação da Justiça

Ney teve o mandato cassado na última terça-feira (23) por compra de votos nas eleições em 2012. Para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), não restaram dúvidas de que o então candidato se valeu de evento beneficente promovido pela ONG Vida Feliz para angariar votos na cidade, quando foram oferecidos serviços de atendimento médico, odontológico e estético à população. Ney consta em panfletos e faixas, com o nome vinculado à realização da ação social.

O acórdão (redação da sentença) foi publicado nesta segunda (29) e transmitido à 341a. Zona Eleitoral de Embu (centro), que notificou a Câmara. Conforme apurou a reportagem, na sessão amanhã, Rosana irá convocar eleição do novo vice para quarta-feira seguinte (9), depois da retotalização dos votos, que será na segunda (7), às 15h. Jomar Silva Santos (PSB), que tinha assumido na primeira cassação de Ney, em 2013, volta a ocupar a cadeira vaga.

comentários

>